Dicas de escrita criativa | Como expandir o universo da fantasia


A expansão do universo de fantasia consiste em pegar a ideia do plot principal e expandi-la até que se consiga um universo cheio de complexidade e abordagem de diversos temas sociais importantes.

Expandir o universo fantástico é essencial para a trama da história. A história pode se passar em uma cidade pacata e ainda assim ter um enredo de fantasia completo e abordar diversos temas sociais e culturais.

Mesmo fora da fantasia, expandir o universo da sua história é o caminho necessário para torná-la única.


  • Escreva tópicos sobre a sua história: sobre o que você quer falar na história, quais são as histórias dos personagens. Esses tópicos, você deve guardar em uma folha de papel, um caderno, ou um documento no word, e sempre consultá-lo;
  • Crie uma história sobre a fundação da sociedade que você escreve: diga como essa sociedade surgiu. Qual a história desse povo, quais os seus mitos, lendas e o que o passado desencadeou;


  • Crie nomes de lugares e sociedades: invente os nomes das castas, dos clãs ou da nação;


  • Elabore características próprias para a sociedade que você criou: qual é a cultura dessa sociedade? quem a governa? como eles se vestem? como é a arquitetura?


  • Crie um glossário: ele servirá com um guia para não esquecer nada sobre a sua história. Esse glossário deve sempre crescer, à medida que acrescenta mais complexidade nos termos que você criou. Deve conter nomes de pessoas, lugares onde se passa a história, nome da sociedade, países, línguas,moeda, cultura, religião, forma de governo etc.


Me diz aí qual é o mundo você está escrevendo agora?🍑

0 Comments