Dicas de Escrita Criativa | Elementos para construir um enredo empolgante

 


A construção do enredo é muito sobre técnica e percepção do escritor. É necessário entender que é o enredo que conduz o leitor durante toda a história. Um enredo rico e bem construído é aquele que os leitores consideram valorosos e por isso simpatizam com a história a ponto de se tornar verdadeiros fãs.

Veja alguns elementos para construir um enredo empolgante: 

1 - Construa personagens com backstorys envolventes

Uma backstory envolvente é aquela que expõe os porquês das atitudes de determinados personagens. Toda história deve conter os porquês, caso contrário, o leitor não verá coerência nas atitudes dos personagens em relação aos conflitos apresentados.

2 - Desenvolva o conflito de forma linear

Mesmo que a sua história não seja linear, você como escritor(a) deve entender que o conflito não acontece do nada. A trajetória do conflito deve acontecer pouco a pouco, conforme acontecimentos que influenciam ou influenciaram a existência daquele conflito. O leitores conseguem um melhor entendimento da história quando o conflito é desenvolvido de forma linear. Um exemplo disso é a série Dark, que mesmo se tratando de uma história sobre viagens no tempo, conseguiu trazer para o leitor uma visão organizada da história, pois mesmo com todos os flashbacks e acontecimentos de viagens no tempo, o conflito seguiu na ordem linear.

3 - Saiba preparar os leitores para as complicações que estão por vir

Cenas de preparação precisam acontecer no começo do livro e não podem ser muito expositivas. Você deve criar uma rede com pequenos detalhes que envolvam o leitor. Essas cenas precisam conter algumas dicas do que está por vir.

4 - Desenrole as complicações do conflito

Nesse momento, os personagens precisam estar enrolados até o pescoço com o conflito que você criou. Esse momento na história é muito importante, porque envolve o leitor e cria um vínculo. O leitor se identifica com os problemas dos personagens e se move para resolver o quebra-cabeça, torcendo para que os personagens se deem bem. Com uma trajetória de conflito bem amarrada, o leitor pode até torcer para que os vilões ou anti-heróis se deem bem. Este é um momento crucial, onde você precisa gerar identificação.

5 - Trate o conflito como algo vivo 

Sim, o conflito é a cereja do bolo do seu livro, por isso desenvolvê-lo é o seu maior desafio. Não adianta criar personagens impressionantes sem um bom conflito. O conflito não pode ser raso. Ele precisa ter fundamentos, precisa ser acreditável e repleto de emoções. 

Lembre-se das melhores histórias que você já leu, ou assistiu. Não foi o conflito que deixou tudo mais emocionante?

Um conflito bem trabalhado é o que vai tornar a sua história memorável para o público.

6 - Crie o clímax mais impressionante possível

É nessa hora que a sua história está no ápice das emoções. O clímax precisa ser pensado muito antes de você começar a escrever a história, pois tudo o que você escreveu, culminou para chegar a este momento. Aqui as peças estão expostas no tabuleiro. Muitas coisas já foram reveladas, mas calma! Ainda não acabou. Nunca dê o que o leitor quer. Nessa hora, o leitor quer descobrir que ele está certo nas suas deduções. Não deixe o leitor adivinhar o que você escreveu. Não estou dizendo para você matar os personagens para criar um grande impacto, não é isso. Você precisa criar um momento que ninguém poderia adivinhar. Algo que já havia plantado no começo da história, de forma imperceptível. Você precisa conduzir o conflito para um lugar impressionante, de acordo com a história que você quer contar. A história é sua e é como um trem em movimento. Leve o trem onde ele precisa estar. Pense grande. A sua história não tem barreiras! Só se atente para a coerência da sua história. 

7 - Feche a história sem medo

Não tenha medo da resolução da sua história. Você chegou até aqui com toda a força da sua imaginação. Seja o que você escolher, já é bom o suficiente. Não importa se escolher um final fechado ou aberto. As suas escolhas te levaram até este caminho. O(a) escritor(a) quase não tem controle da resolução, pois depois que o conflito se desenrola, a história se torna viva.

O que você faz para melhorar o enredo da sua história? Me conta aqui nos comentários.

Além dessas dicas, aqui no blog você encontra muitas outras dicas de escrita criativa sobre o enredo. Acesse: 





Como construir o plot principal da história

Construção do plot e algumas dicas para engajar o leitor

Organizando o clímax da história

Como aumentar o conflito da sua história

O Plot principal da história e o Método de Cinco Pontos

Os 12 estágios da Jornada do Herói


0 Comments