[Resenha] Matéria Escura, Blake Crouch - Teoria de física quântica + Thriller eletrizante


Livro: Matéria Escura

Autor: Blake Crouch

Editora: Intrínseca

Sinopse: Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”

Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?

Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

“E se as pessoas soubessem o que eu sei?”

Jason Dessen mora em Chicago com a sua esposa Daniela e seu o filho. Jason é um professor de física em uma pequena universidade, e tem mente brilhante,mas ele trocou a glória da ciência, por uma família amorosa. Ele tem suas frustrações, mas ama a sua família e não mudaria as suas escolhas por nada.

Um dia, ele é convidado para celebrar a premiação de um amigo da época da faculdade e na volta para casa, é sequestrado por um homem que usa uma máscara. Esse homem obriga Jason a dirigir até uma usina abandonada e pede as roupas de Jason. Ele teme por perder a vida e implora que o homem o deixe ir embora. Mas o seu sequestrador injeta uma droga em Jason e ele acaba desmaiando.

Jason acorda em um local estranho, parecido com um hospital. Ele não conhece as pessoas que insistem dizer conhecê-lo. Os estranhos afirmam que Jason Dessen é um físico brilhante e premiado e Jason percebe que ali, naquele lugar muito parecido com a sua Chicago, Jason não possui a sua família.

Análise de Matéria Escura:

A escrita de Blake Crouch é eletrizante e envolvente. As cenas acontecem muito rápido, pois há muito ação no livro. Quase não há espaço para descrições, mas ainda assim o autor não deixa nenhuma ponta solta.

Nas primeiras páginas você se prende na história e quer saber o que está acontecendo ali.

O autor nos envolve em teorias de física quântica sobre a existência de mundos paralelos. Mesmo uma pessoa leiga consegue entender as teorias abordadas no livro, pois o autor trata do assunto muito bem.

A narrativa de Matéria Escura é carregada de suspense, o autor nos questiona sobre o que cada escolha que fizemos, pode desencadear. A obra pode muito bem se tornar um filme de sucesso.

Eu amei a leitura e recomendo para todos! Além de passar por momentos de tensão, há um labirinto de possibilidades em pensar nos mundos paralelos de Jason. E o plot twist também é impressionante.

Esse livro é imperdível!

0 Comments