[Dicas de Publicação] Por que devo registrar o meu livro?



Esta é a pergunta que a maioria dos autores se fazem ao finalizar um livro. Por que devo registrá-lo? O que pode acontecer se eu não registrar o meu livro imediatamente? Diversas vezes alguns amigos me perguntam sobre isso, e por isso resolvi fazer esse post com as respostas, explicando porque é importante fazer o registro.

1 - Se proteger do plágio: com a patente da obra, você tem um registro datado, logo se alguém plagiar a ideia do seu livro, é a data de registro que prova que você possui os direitos da ideia. Se você gastou tempo, esforços e criatividade para produzir a sua obra, não deve querer que outras pessoas reproduzam a sua ideia. Mesmo que alguém, coincidentemente tenha a mesma ideia que você, é o registro que prova que a ideia pertence a você.

2 - Proteção contra a comercialização da sua obra sem autorização: o registro impede que outras pessoas ou instituições possam comercializar a sua obra sem autorização. Ninguém pode vender e ganhar dinheiro com o seu livro sem a sua permissão, porque é o registro de direitos autorais que protege a obra.

Quer conhecer mais a LEI Nº 9.610, do direito autoral? Clique aqui.

O momento ideal para registrar a obra é assim que finalizar o livro, ou as revisões. Assim que achar que o livro está pronto, registre imediatamente. Em outros post eu já contei como você pode publicar a obra, tanto na Biblioteca Nacional, quanto na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Ainda tem dúvidas sobre o registro da obra? Me diz aí nos comentários.


0 Comments