Dicas de escrita criativa | O Plot principal da história e o Método de Cinco Pontos


O que é um plot?
Um plot é o eixo central da sua história ou da história do seu personagem e pode ser definido como os conflitos que os personagens vivenciam durante a história, de acordo com as suas escolhas e desejos.

Uma história pode ter vários plots, mas é essencial se manter coerente com apenas um plot central que interliga todos os outros. Esse plot deve conectar todos os personagens da história e desencadear eventos futuros.

Para o desenvolver o Plot principal, é necessário ter alguns pilares em mente:


  • Conflito;
  • Motivação;
  • Consequência
Nesse post não vou me falar muito sobre esses itens, pois iremos abordar apenas sobre o planejamento da história utilizando o Método de Cinco Pontos e sobre o planejamento que você pode fazer em todos esses pontos.

E então o que é o Método de Cinco Pontos afinal?

Todo plot tem início, meio e fim e ele possui alguns elementos básicos que devem ser seguidos para o melhor desenvolvimento da história, chamado Método de Cinco Pontos ou Plot de Montanha-Russa.





  1. Exposição: início da história, onde são introduzidos os personagens, cenário, informações sobre os acontecimentos do passado e presente. A maioria dos romances começa mostrando um pouco sobre os personagens, o cenário e o conflito antes de começar verdadeiramente a ação. O início da história utilizando o método de cinco pontos é como o começo de uma montanha-russa: você obtém dicas das coisas emocionantes e assustadoras que estão por vir, mas na maioria das vezes, você se habituando com o cenário e as pessoas que viajam com você.
  2. Ação crescente: é onde temos o desenvolvimento do conflito. Quando o personagem encara o primeiro conflito e o autor captura mais um pouco a atenção do leitor. É onde acontece a construção do suspense e algum  incidente excitante lança os seus personagens na aventura, estejam eles prontos ou não. Pode ser um momento muito emocionante para o seu personagem principal. Quando isso acontece, não há voltar atrás.  A ação crescente é a seção mais longa de um romance e é composta de vários eventos, onde você desenvolve os seus personagens e aprofunda relações. É a maior colina da montanha-russa, onde você desenvolve o suspense até chegar ao clímax.
  3. Clímax: é o ponto de virada da história, também chamado de ponto alto, onde estamos no topo da montanha-russa, um pouco antes da queda. Ele é desencadeado pelos elementos apresentados na ação crescente, onde tudo começa a se encaixar ou ser resolvido. Normalmente o personagem se vê cara a cara com o problema principal e sofre alguma mudança. No Clímax o leitor estará mais atento à história e vai se perguntar:  "O que vai acontecer a seguir ?!".
  4. Ação decrescente: é o momento de amarrar as pontas soltas da narrativa e tapar os buracos com as últimas explicações para o leitor. É a  ação de queda da montanha-russa e é a parte do seu romance em ritmo acelerado e cheio de ação. Perguntas serão respondidas e segredos serão revelados.
  5. Resolução: o fim da história de uma forma marcante. Onde tudo deve voltar ao normal, ou onde um novo conflito é apresentado para o próximo livro. A resolução é como as coisas funcionam no final, depois que o protagonista consegue ou não o que deseja. e também onde o autor  mostra como a vida dos personagens mudaram.

Agora é como você! Você não precisa descrever tudo o que quiser que aconteça no seu livro- algumas coisas que você não descobrirá até começar a escrever! Isso é apenas
para ajudar você a ter uma ideia do que acontecerá no início, no meio e no final da sua história.

Se você utilizou esse método e gostou, deixa aqui nos comentários a sua opinião.
E fique atento para os próximos posts sobre escrita criativa.



0 Comments