[Dicas de Publicação] O passo a passo para quem deseja publicar um livro

Depois de escrever uma história, o(a) autor(a) deseja desesperadamente publicar o seu livro. Hoje, eu trouxe um post explicando o passo a passo, seguindo a sequência mais lógica para você que deseja publicar o seu livro.

Um conselho: não tenha pressa. Publicar um livro necessita da mesma dedicação que você colocou ao escrevê-lo. E também não espere muito de editoras, você é o(a) autor(a) e o maior defensor(a) do seu livro, então não espere que as editoras te procurem com uma resposta positiva para tomar a iniciativa de publicação. 

Muitos autores são recusados todos os dias, o mercado é disputado e sabemos que o mercado de livros internacional é muito mais lucrativo para as editoras, mas não quer dizer que a literatura nacional é ruim, só não espere que seu livro terá o mesmo tratamento de livros internacionais. Dizendo isso, eu não quero te desanimar como autor(a), eu estou apenas colocando as cartas na mesa. O mercado nacional pode sim mostrar a sua força, nós como autores podemos fazer isso juntos, independente se o mercado de livros tem preferência por livros internacionais, se nos unirmos, nós conseguiremos.

Dito isso, vamos ao passo a passo para que você possa publicar o seu livro:

1 - Revisão ortográfica-gramatical - Fundamental para corrigir os erros que deixamos ao longo da escrita.

2 - Leitura crítica - Deve ser feita por um profissional de Letras, ele levantará alguns pontos que podem ser ajustados na história, para que ela fique mais adequada ao mercado literário. 

3 - Diagramação e capa - Realizados por um profissional de design editorial, que fará toda a parte gráfica do seu livro.

4 - Conversão para os diversos formatos de arquivos - Para a impressão, formato PDF, e para versão eletrônica do livro, formatos como EBUP E MOBI. 

5 - Registro da obra e ISBN - O registro pode ser realizado na Biblioteca Nacional, veja neste post onde explico sobre isso, e na CBL (Câmara Nacional do Livro). O ISBN é o código para que as livrarias revendam o seu livro.

6 - Escolha da publicação - Nesta parte você deverá decidir que tipo de publicação deseja fazer. Há diversos tipos, confira no post sobre os tipos de publicação

7 - Lançamento - O autor pode realizar um lançamento físico e também o digital. Agora com a pandemia, nós só podemos realizar lançamentos digitais como Lives entre outras ferramentas.


Se o autor(a) optar pela publicação independente, ele(a) pode tentar fazer alguns desses passos sozinho(a), nada impede que o autor consiga finalizar o seu livro, mais é importante pedir opiniões de profissionais, para manter um padrão de publicação.

0 Comments