Dicas de escrita criativa | O tipo narrador da sua história


O narrador é aquela entidade que tem um profundo conhecimento da história, sendo seu papel principal, o de contar a história para o público.

Escolher o tipo de narrador faz parte da organização da história. Se existe a narrativa, então a história está sendo contada por alguém. O narrador relata os fatos, descrevendo acontecimentos, cenários e até sentimentos dos personagens. Essa escolha é muito importante e pode determinar o rumo da sua história.

Às vezes o narrador pode ser parcial ou imparcial, podendo ter voz ativa e até convencer o leitor sobre ideologias próprias. 

Entenda os diferentes tipos de narradores:

Narrador personagem

É o narrador que participa da história e por isso o texto é escrito em primeira pessoa. Ele pode ser tanto o personagem principal, quanto o secundário. Esse tipo de narrador tem opiniões e conclusões próprias e geralmente não é imparcial, podendo muitas vezes narrar fatos do seu ponto de vista, sem analisar pontos de vistas de outros personagem, induzindo o leitor a críticas e julgamentos apenas da sua perspectiva.

Narrador Observador

É o narrador que não participar da história e observa a situação de fora, nesse caso o texto é escrito em terceira pessoa. O Narrador observador não tem opinião formada e voz ativa no texto, o seu papel é expor acontecimentos e descrever personagens da forma mais imparcial possível, mantendo distanciamento.

Narrador onisciente

É aquele que conhece todos os fatos, contando a história em terceira pessoa. Também não participa da história diretamente, mas conhece todos os personagens e consegue narrar sentimentos e pensamentos, podendo até opinar sobre os acontecimentos.


É um narrador onisciente, pois tem conhecimento de tudo o que se passa na história e mesmo não fazendo parte desta, revela seus pensamentos críticos acerca do enredo.

0 Comments