[Primeiras Impressões] A Face Oculta de Eva, Nawal El Saadawi - Leitura Coletiva Editora Global

 

"A Face Oculta de Eva" é um livro escrito pela renomada autora feminista egípcia, Nawal El Saadawi. Publicado originalmente em 1977, a obra oferece uma perspectiva franca e contundente sobre a opressão e a luta das mulheres no contexto social e político do Egito.

O livro retrata a vida de diversas mulheres islâmicas e a forma como são subjugadas pelo patriarcado. 

Nawal El Saadawi explora temas complexos e controversos como mutilação genital feminina, casamentos forçados, submissão feminina, misoginia e o impacto das tradições culturais na vida das mulheres.

Ao longo do livro, o leitor é apresentado às experiências pessoais da autora e às diversas formas de opressão que ela enfrentou, desde a infância até a idade adulta. 

A escrita de Nawal El Saadawi é envolvente e visceral, revelando a verdadeira crueldade e injustiça que as mulheres enfrentam em uma sociedade dominada pelos homens. A autora consegue transmitir com intensidade as emoções e os dilemas enfrentados por todas as mulheres, bem como as profundas reflexões sobre a condição feminina em um ambiente hostil.

No geral, sinto que o livro é de difícil leitura, pois as exposições dos acontecimentos são cruas e Nawal não poupa os detalhes. Mas apesar de difícil, me sinto instigada a continuar lendo para entender sobre os conflitos que todas as mulheres árabes passam e fortalecer a minha opnião como mulher feminista que busca entender outras culturas.

Nawal El Saadawi mostra que não são somente as mulheres ocidentais que lutam pelo o feminismo, as mulheres Árabes possuem as suas próprias lutas. Nawal  demonstra coragem ao expor as verdades desconfortáveis e desafiar as estruturas dominantes. O livro serve como um lembrete impactante de que a luta pela igualdade de gênero continua sendo um desafio global e urgente.

E fiquem ligados, pois vai sair a resenha completa aqui no blog, e em breve teremos a discussão da Leitura Coletiva com a Editora Global.

Conheça mais sobre a autora:

Compre o livro A Face Oculta de Eva na Amazon. Clique na foto:

0 Comments