Dicas de escrita criativa | Desenvolvendo Plot Twists na narrativa



Hoje vou falar de um elemento muito importante da narrativa que é o Plot Twist.


Para isso, primeiro você precisa saber a definição de Plot Twist na história. Se Plot é basicamente a trama principal da história, e Twist significa reviravolta, então podemos dizer que o Plot Twist é uma reviravolta no enredo. Também conhecido como ponto de virada, que é o exato momento onde o rumo da história é mudado completamente.


Plots Twists acontecem quando descobrimos que um personagem que nunca pensávamos é um vilão, ou quando descobrimos um segredo impactante que muda todo o rumo da história. A intenção dos Plots Twists é justamente surpreender o público ou passar alguma lição de moral.


Confira abaixo alguns exemplos de Plots Twists que você pode utilizar na sua história:


  1. Justiça poética: é um mecanismo literário onde o ato de vilania é condenado e a virtude é compensada. Geralmente é usado em twistes irônicos para mostrar que um personagem que cometeu diversos crimes foi pego pela sua própria armadilha e os justos são compensados.
  2. Anagnórise: é quando o personagem descobre a sua verdadeira identidade ou origem, e as informações inexplicadas sobre o personagem são finalmente reveladas.
  3. Narrador não confiável: é uma técnica usada o longo da história, onde o narrador distorce os fatos narrados e somente no final da narrativa alguns fatos verdadeiros ou não são revelados, fazendo com que o leitor questione suas suposições prévias do texto.
  4. Deus ex machina: refere-se ao evento, personagem ou dispositivo que resolve inesperadamente uma situação determinante na trama. A resolução de um problema quase impossível de se resolver se dá como se pela vontade do deus, sem muitas explicações.
  5. Peripeteia: é uma inversão súbita da fortuna do protagonista (um personagem que outrora era pobre, se torna rico), também conhecido como efeito contrário do esperado. Esse recurso deve ser lógico e advém de circunstâncias naturais, ou seja, a inversão deve ser justificada e não por sorte.
  6. Final surpresa: é uma reviravolta que ocorre próximo da conclusão da história, onde o leitor não espera o acontecimento, mas depois do twist, percebe que durante a história as pistas já estavam no texto.
  7. Flashback: é usado para surpreender o leitor com fatos que não foram contados anteriormente. Com isso garantindo respostas para alguns mistérios.
Agora que você já sabe sobre os principais tipos de Plot Twists, use a sua criatividade para definir qual o mais adequado para a sua história.

Comenta aqui embaixo se você gostou desse post e confira também o e-book gratuito que eu liberei sobre o processo de finalizar o primeiro rascunho do seu livro.

0 Comments