[Resenha Doramas] Strangers From Hell | 타인은 지옥이다 - Aviso de gatilho de Gaslighting

 

Título: Strangers From Hell | 타인은 지옥이다

Emissora: OCN

País: Coréia do Sul

Ano: 2019

Sinopse:  Yoon Jong-Woo ( Im Si-Wan ) é um homem de 20 anos. Ele viveu em uma cidade pequena por toda a vida, mas consegue um emprego em um pequeno escritório em Seul. Yoon Jong-Woo se muda para Seul e fica em um apartamento barato que compartilha sua cozinha e banheiro com outros residentes. Ele não gosta de ficar no apartamento e não gosta dos outros moradores que parecem estranhos e desconfiados.

“O INFERNO SÃO OS OUTROS” JEAN-PAUL SARTRE


Resenha:

Strangers from Hell foi lançado em 2019 e é adaptação do Webtoon de mesmo nome na Coréia do Sul. O dorama é do escritor Kim Yong-Ki e do diretor Lee Chang-Hee

Yoon Jong Woo, (Im Si-Wan) é um jovem de 20 anos que se muda de Busan para Seoul depois de receber uma oferta de emprego de um antigo amigo da faculdade Jae Ho (Cha Rae-Hyoung). Ele é escritor de livros policiais e ama histórias de assassinatos e serial killers. Jong Woo não tem muito dinheiro e precisa alugar um quarto barato para ficar na cidade. Ele encontra um anúncio no Éden Goshiwon (pensão). Ao visitar o local, não sente à vontade em ficar hospedado por ser um lugar pequeno, sujo e ter moradores estranhos. Mas ao verificar o seu dinheiro, Jong Woo decide que é melhor economizar e morar na Pensão Éden por seis meses.

A pensão por si só já é bastante bizarra, quase não tem luz e a dona da pensão, Eom Bok-Soon é muito alegre e irritante, não se importa em manter o lugar limpo e arrumado, somado a isso, todos os moradores são estranho e Jong Woo se sente desconfortável. Jong Woo tem uma personalidade calma e no seu trabalho ele recebe algumas pressões do seu chefe e amigo Jae Ho, que parece querer importuná-lo com indiretas e tem um crush pela namorada de Jong Woo.

Durante o drama, temos a perspectiva de Jong Woo, um garoto pobre do interior que sonha em ganhar a vida na cidade grande. Mas ao viver naquela pensão, a vida do protagonista vira de ponta a cabeça, ele se pega tendo pensamentos de raiva pela convivência com as pessoas bizarras da pensão e por toda a pressão que sofre no trabalho e com a namorada.

A trama é bem imperceptível no começo, mas logo depois vai ganhando o aspecto de Thriller Psicológico. A direção do dorama soube executar cenas primorosas de suspense e terror, confesso que não assisto muitos doramas do gênero e fiquei surpresa com o quão bem executado foi Strangers From Hell. O dorama tem um ar sombrio e estressante, vocês se coloca na pele do personagem principal, sentindo a agonia que ele sente, ao perceber que todos querem deixá-lo louco.

Eu amo a atuação do Si-Wan desde o dorama The King Loves, e em Strangers From Hell ele me surpreendeu. Ele conseguiu dar vida a um personagem que gradativamente vai mudando, e o ator foi bastante sutil em sua atuação durante essas mudanças no decorrer de todo o drama.

Seo Moon Jo (Lee Dong Wook) é um dentista e misterioso, uma incógnita. Ele tem muita importância na trama, mas não vou dizer nada, porque não quero dar spoiler. Lee Dong Wook como sempre estava impecável no papel. Eu amo o seu jeito de atuar, ele domina todos os personagens que ele faz.

Os personagens mais sombrios e conflitantes ficam por conta gêmeos macabros da pensão e o nerd viciado em filmes adultos. Além da própria pensão ser desconfortável e estressante, pois não havia luz, ventilação, os banheiros e cozinha eram compartilhados, corredores pequenos, barulhos estranhos, tudo muito agonizante.


No meio de inúmeros personagens estranhos, temos a policial Seo Jung Hwa (Ahn Eun Jin) que é o oposto de tudo o que há no drama. Ela é a única que acredita ter algo de errado com a pensão, e sabe que Jong Woo está passando por maus bocados. Mas ninguém acredita nela, o que dá mais agonia, ver todos os policiais de bobeira, enquanto só uma está realmente vendo a verdade.

O último episódio da trama se chama Gaslighting que significa literalmente “manipulação”, ou seja, é o ato de violência psicológica sutil que causa transtorno emocional na vítima,  por ser feito de forma sutil, o abusador distorce, omite e até inventa se tratar de algo da imaginação da vítima. Nesse caso, a história abre espaço para uma discussão mais ampla em relação a violência. No caso do vilão do dorama, ele não cometeu atos de violência física contra o protagonista, mas ele manipulou e desgastou tanto o emocional de Jong Woo, a ponto do garoto questionar a sua própria sanidade. Preparem o seu psicológico, e de antemão já faço um aviso de gatilho para quem sofreu de Gaslighting

No mais, quero dizer que o dorama é maravilhoso, a trilha sonora está incrível e viciante, são 10 episódios que deixam um gostinho de quero mais. Você pode assistir Strangers From Hell na Netflix.

Se você gostou dessa resenha, compartilhem esse conteúdo com os amigos. Vai ajudar demais o blog. E comentem o que vocês querem ver de resenha de doramas no blog.

Até mais!

Se você gostou de Strangers From Hell, você também pode gostar de:

0 Comments