[Dicas de Publicação] Dicas para o seu Marketing Literário


Entender que para ser um escritor hoje é necessário realizar Marketing Literário é difícil. Eu mesma demorei anos para aceitar que somente escrever não era chave do sucesso de ninguém, principalmente por não termos um fomento da literatura e escrita no país e a literatura nacional não ser tão valorizada.

No caso dos escritores independentes, a coisa toda se complica, pois somos tudo: escritores, editores, agentes e tudo o mais. Escrevo este post como um relato do que eu vivencio hoje. 

Eu já cansei de contar aqui o quanto foi difícil para mim, me conscientizar e me abrir para o Marketing Literário, mesmo sendo muito tímida e com Fobia Social. Eu me forcei a perceber, que se eu quisesse que os meu livros fossem lidos, eu precisava mostrá-los para o mundo. Não é fácil e continua não sendo fácil, mesmo com o longo tempo na internet, eu ainda não consigo me acostumar a aparecer no Instagram diariamente, fazer stories e interagir. Mas eu sei que é extremamente necessário.  

No mês de junho eu quase não produzi nenhum conteúdo, e não houve um dia que eu não me cobrasse por isso. Por isso vou começar com a dica que aprendi ser a mais real:

1 - Não se cobre para fazer Marketing Literário: eu continuo dizendo, que o marketing é um recurso extremamente necessário, só que o marketing forçado não é legal. Ele precisa ser espontâneo, e você precisa querer interagir de verdade com os seus leitores. Foi  o que concluí nesta última semana do mês de junho, e por isso resolvi começar o próximo semestre com uma fórmula diferente, seguindo o meu tempo e as minhas expectativas. É legal criar estratégias para melhorar a sua presença online, como escritor(a) e produtor(a) de conteúdo, mas às custas do seu psicológico tudo se torna destrutivo.


2 - Interaja com o seu público da forma mais genuína possível. Não é todos os dias que dá para aparecer nos stories e para que forçar? Não é todos os dias que estamos arrumados, maquiados, e tudo bem. 


3 - Entenda o seu posicionamento como uma marca. Ser escritor é algo comercial e você precisa mostrar os seus valores, autenticidade e o seu jeito. Não dá para fingir ser quem é para agradar e conseguir leitores, agregue valor de verdade, com tudo o que você pode contribuir de melhor,  e tudo bem se no momento não consegue produzir conteúdo, mesmo como uma marca, ainda somos humanos, ainda somos nós, vivendo com a turbulência que é sermos nós mesmos.


4 - Doe mais do que recebe. Doe carinho e atenção aos seus leitores. Doe o conhecimento que você pode doar. Doe, mas também respeite os seus limites.


5 - Entenda que o mercado literário não precisa ser uma eterna guerra desgastante. Isso eu só aprendi ao longo do tempo. Não vender muitos livros não é a pior coisa do mundo, ainda estamos vivos e enquanto estivermos, vamos continuar tentando.


Então é isso. Essas não são dicas que talvez vocês não esperavam ver por aqui. Eu saí um pouco da linha do que a maioria dos players de marketing de mercado dizem por aí. Hoje sou pós-graduanda em Marketing Digital e estou aprendendo como vocês, a construir uma presença online. 

E a minha mensagem final, o que eu quero dizer com tudo isso, é para que não se cobre demais em fazer Marketing Literário, estar online e falar sobre o seu livro deve ser divertido, deve ter estratégias, mas nada às custas da sua saúde mental. 


Além dessas dicas, aqui no blog você encontra muitas outras dicas de publicação. Acesse: 

O passo a passo para quem deseja publicar um livro

7 Dicas sobre produção de capas de livros para iniciantes

Dicas de diagramação para livros impressos

O que você deve fazer antes mesmo de publicar o seu livro

Ideias de marketing para escritores

Como publicar o seu livro na UICLAP?

O que é DRM e Amazon Select?

Posso citar marcas e pessoas reais nos meus livros?

Como publicar um ebook na Amazon?

Como formatar o e-book para publicar na Amazon?

Por que devo registrar o meu livro?

Como fazer o novo registro online do seu livro no blockchain da Câmara Nacional do Livro (CBL)

Como os livros vão parar na livrarias? - Saiba como funcionam as destribuidoras

Os Tipos de Publicação - Conheça quais são as formas que você pode publicar o seu livro

Como Registrar o seu livro - Proteja a sua obra literária registrando a patente na Biblioteca Nacional


0 Comments