[Dicas de Publicação] Os Tipos de Publicação - Conheça quais são as formas que você pode publicar o seu livro


Com as novas plataformas digitais, o mercado de publicação hoje se tornou muito mais fácil. Nunca foi fácil para o escritor nacional, já que a atenção das editoras sempre estão voltadas para os best-sellers internacionais, porém graças às plataformas de auto publicação e de conteúdo como o Youtube, hoje o autor nacional contemporâneo está conseguindo trilhar o seu espaço e a tendência é que o autor independente ganhe destaque no futuro.

Conheça alguns tipos de publicação:


1 - Ebook


E-books são livros digitais, que podem ser lidos em E-reads (kindle, Kobo, Lev), celulares, tablets e afins. Os e-books, que antes eram motivo de preconceito, hoje se tornaram os queridinhos dos leitores, pela facilidade de poder levar para qualquer lugar. Fazendo um cadastro gratuito, o escritor pode fazer a publicação do seu livro digital sem gastar nada. Há várias plataformas como a Amazon, Kobo ou Saraiva, por exemplo. Algumas plataformas disponibilizam um tutorial de como organizar os e-books para a publicação.


2 - Editora de pequeno porte


Editoras que não são muito conhecidas e que você precisa pagar para ser publicado. Eles publicam pequenas tiragens de 500 até 2000 exemplares. Geralmente pagam de 5% a 25% de direitos autorais por capa para o autor e algumas não conseguem nem distribuir os livros nas livrarias. Algumas editoras são confiáveis, mas cuidados com as gráficas disfarçadas de editora. É dever da editora garantir um marketing e vendas para o seu livro e não apenas imprimi-lo.


3 - Editora tradicional


As editoras tradicionais arcam com todos os custos de publicação e distribuição às livrarias. Essa é a publicação dos sonhos de qualquer escritor. Algumas editoras pagam o direitos autorais com antecedência, são bastante comprometidas com o marketing e vendas e têm a certeza que o seu livro será vendido.
Geralmente essas editoras dão preferência a autores que já tenham uma audiência, pois isso facilita as vendas. E às vezes para conseguir publicar nessas editoras, é necessário ter um agente literário.


4 - Tiragem independente

É quando o autor paga para publicar a obra. O autor têm todo o trabalho que seria das editoras como a revisão, copidesque, a obtenção do ISBN e código de barras. Esse é o modelo mais trabalhoso porque o autor deve fazer tudo sozinho. A grande vantagem dessa publicação é que o autor fica com 100% dos direitos autorais da obra, mas a desvantagem é a quantidade de trabalho e a falta de suporte para a demanda.

5 - Plataformas de leituras gratuitas


Alguns autores optam para começar a publicação em plataformas como o wattpad, spirit e sweek por exemplo. Essas plataformas são uma boa forma de serem reconhecidos por suas histórias para só depois partir para uma publicação onde pode-se ganhar dinheiro com as vendas do livro. No wattpad por exemplo, o autor pode postar os capítulos semanalmente ou diariamente, criando uma expectativa nos leitores e aumentando a sua audiência.


Essas são algumas das maneiras que você pode publicar o seu livro. Depois em outro post eu vou falar sobre publicação sobre demandas.

0 Comments