[Dicas de Publicação] O que você deve fazer antes mesmo de publicar o seu livro


Finalizar um livro é apenas o começo. Você terminou o primeiro manuscrito, concluiu diversas revisões e agora está em busca de uma editora ou publicação independente, mas antes mesmo de publicar, você tem que ter em mente alguns passos, para facilitar a sua vida no futuro.
 
1 - Marketing
 
Comece a falar do seu livro nas redes sociais, antes mesmo dele estar pronto. Não estou dizendo que deve dar spoilers do seu livro, mas você como autor(a), precisa encontrar o seu público. Esperar o livro ficar pronto para começar o seu marketing é perda de tempo. Comece a falar um pouco sobre você e o que te inspirou a escrever este livro. Ative a curiosidade das pessoas que já te conhecem e busque mais audiência. Quando o seu livro estiver pronto, tudo será mais fácil.
 
Crie um Blog, um Instagram, página de Facebook ou qualquer rede social que te ajude a ficar ativo na internet. É muito importante que todos saibam que você está escrevendo um livro, muito antes de publicá-lo. Cuide da sua presença online.

2 - Pesquise pelo melhor meio de publicação
 
Nem todos podem pagar para publicar um livro e o acesso a editoras tradicionais não é tão fácil, mas isso não significa que você não pode publicá-lo. Existem diversos meios de publicações disponíveis no mercado. Não só para e-book, mas para livros físicos também.
Confira aqui um post que falei sobre os diversos tipos de publicação.

3 - Acredite no seu livro e não se apegue as críticas
 
Infelizmente as críticas sempre existirão e às vezes os críticos podem ou não ter razão. Independente disso, acredite no seu trabalho, caso cometa erros (o que é normal) não se reprima, conserte-os e siga em frente. Ninguém constrói nada sem errar várias vezes, por isso saiba que mesmo errado, você ganhará resiliência para continuar publicando mais livros de qualidade.

4 - Não deixe o ego subir a cabeça
 
Publicar um livro é algo mágico e até surreal. Para nós escritores, colocar um livro no mundo é como colocar parte de nós à vista de todos. Uma parte íntima que consideramos importante. E sim, todo livro é importante, por causa dos sentimentos do autor, mas isso não significa que precisamos vê-lo como a última maravilha do mundo. No meio literário há muitas competições de ego desnecessárias, há diversas comparações que não precisam acontecer. Todo mundo tem o seu espaço e criatividade. Inflar o próprio ego é uma perda de tempo, enquanto você poderia estar trabalhando para criar algo ainda mais fantástico.

5 - Valorize os profissionais independentes no meio editorial
 
Há muitos profissionais independentes que oferecem os seus serviços por um preço acessível, como revisão, diagramação, capas e afins. Se você não tem grana para pagar por esses serviços, tente fazer parcerias com amigos, é sempre bom cultivar uma comunidade que se ajuda. 

6 - Conheça mais sobre o mercado editorial 
 
Ao publicar o seu primeiro livro, você está entrando no mercado editorial, então é preciso conhecer mais sobre isso, para evitar cair em ciladas e até aprimorar as suas habilidades em outras áreas dentro do próprio mercado.


7 - Proteja os seus direitos autorais.
 
Para garantir que o seu livro não seja plagiado ou comercializado por outras pessoas, você terá que registrá-lo. Há duas formas de registro atualmente. Uma delas é através da Biblioteca Nacional, você pode seguir o passo-a-passo em um post em que falei sobre isso clicando aqui. E a outra é através da Câmara Brasileira do Livro, clica aqui para ler o meu post do passo-a-passo desse registro.

8 - Sempre esteja aberto a novas opiniões
 
Amigos e leitores betas estão aí para isso. Considere pessoas sinceras e da sua confiança para serem os seus leitores betas, mas também ouça opiniões de estranhos. É muito importante para o seu crescimento profissional.

 
Bem, essas foram as dicas de publicação de hoje, espero que tenham gostado do post. Comenta aqui embaixo o que acharam.



0 Comments