[Resenha] A Quinta Onda, Rick Yancey - A premissa alienígena que não deu certo


Livro: A Quinta Onda
Autor: Rick Yancey
Ano de Publicação: 2013
Editora: Fundamento
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A Quinta Onda está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

“Se o inimigo se parece com você, como lutar contra ele?”

Em meio a uma invasão alienígena Cassie Sullivan prefere ficar sozinha e acredita que só assim poderá sobreviver. A Terra está sendo exterminada e devastada por catástrofes que dizimam a população em números altos. Quem são Os Outros? Ninguém sabe.

Estes seres apareceram em um dia comum numa Nave Mãe e não deram nenhum indicio de comunicação. A espera fora inquietante. O mundo foi dividido entre as pessoas que preferiam se esconder, e aquelas que acreditavam que os Outros poderiam salva-las. Então começaram as Ondas.

A Primeira Onda gerou um pulso eletromagnético que todos os aparelhos eletrônicos e mecânicos pararam. Não havia mais energia. Aviões caíram, carros pararam e a água não chegava mais nas casas. A Segunda Onda veio com os terremotos e tsunamis dizimando ainda mais pessoas e destruindo as áreas costeiras. Na Terceira Onda, um vírus aviário contaminou a população e somente poucas pessoas que eram imunes sobreviveram. A Quarta Onda foi quando os Outros apareceram e trouxeram a desconfiança entre seres humanos restantes que tentavam sobreviver em conjunto.

A pergunta é: em quem confiar? É nesse dilema que vive Cassie. Sozinha, ela só confia nas armas que pode carregar, até que ela conhece Evan Walker e pode se questionar sobre confiar nele ou não. Cassie sabe que não é mais a mesma antes da sua antiga vida, mas não há nada que ela possa fazer. E o que seria a Quinta Onda afinal? O que poderia ser pior dos que as quatro primeiras Ondas?

O autor intercala o começo dos acontecimentos com o presente de Cassie, o que torna a leitura mais rápida e melhor. Além disso, um ponto interessante são as criticas que o autor faz em correlação às mortes provocadas por cada Onda e pelo Homem, como as guerras mundiais, o vírus, a destruição do planeta etc.

Os alienígenas, também chamados de Os Outros são exatamente iguais aos humanos, o que torna muito difícil de saber quem estar do lado de quem. E força a humanidade a preferir lutar sozinhos, pois qualquer um pode ser Os Outros.

Sobre os detalhes que eu não gostei no livro, além de ser mais um livro em que adolescentes precisam resolver os problemas mundiais, alguns pontos do enredo me incomodou como o fato de tudo acontecer rapidamente e pelo menos até o final desse livro quase nada é revelado.

Essa é uma trilogia que não pretendo continuar, apesar de ter gostado da premissa alienígena, a trama não me chamou muita atenção.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha.
Deixa aqui nos comentários qual a sua opinião sobre A Quinta Onde e se você leu os outros livros.
Até a próxima!

0 Comments