[Resenha] Escuridão Total Sem Estrelas, Stephen King - Contos sobre a natureza humana sombria

Livro: A Quinta Onda
Autor: Stephen King
Ano de Publicação: 2010
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Mais nova coletânea de noveletas.
1922 (1922, 2010): Wilfred James e Arlette James são donos de 100 acres em Hemingford Home. Enquanto sua irritante esposa quer vender sua parte para uma companhia, Wilfred quer manter suas terras. A cada dia que passa, Wilfred percebe que só há uma solução para o problema. Envenenando a mente de seu filho, Henry, os dois acabam por assassinar Arlette. A história é uma narração/confissão de Wilfred sobre como ocorreu o assassinato, e a série de terríveis eventos que foi desencadeada por causa do crime.
Gigante do Volante (Big Driver, 2010): Tess, uma escritora de suspense leve, vem suplementando sua renda por anos, servindo como oradora em alguns eventos. Em um compromisso de última hora, Tess vai fazer uma palestra na cidade de Chicopee. No caminho de volta para casa, ao pegar um atalho, um evento horrível mudará sua vida para sempre; após isso, Tess descobrirá um lado negro em si mesma que nunca imaginou possuir, e não descansará enquanto não obtiver a coisa que mais deseja: vingança.
Extensão Justa (Fair Extension, 2010): Dave Streeter está sofrendo com câncer e para aliviar a angústia resolve passear. Durante o passeio, ele conhece um homem misterioso que lhe oferece um “prolongamento de vida” de duas décadas. Porém, como é regra universal do mundo dos negócios, tudo tem um preço. Irá Streeter ceder à sedutora ideia de viver mais, em troca de prejudicar seriamente uma pessoa realmente próxima a ele?
Um Bom Casamento (A Good Marriage, 2010): Darcy Anderson, casada há 27 anos, aprende mais sobre o seu marido do que gostaria quando literalmente tropeça em uma caixa misteriosa sob uma mesa na garagem. Isto é apenas a ponta do iceberg, pois as descobertas que ela fará poderão colocar não só seu casamento e família em xeque, como também sua própria vida.

 "Na ausência de luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas."

Neste livro Stephen King nos entrega em quatro contos algumas maneiras diferentes de como o ser humano lida com a escuridão dentro de si que até então era desconhecida. Com personagens divergentes e em situações incomuns, Escuridão Total Sem Estrelas retrata histórias sobre o lado obscuro da alma humana, que é revelado pelo extinto de sobrevivência, ganância, vingança etc.

No conto 1922 vemos a confissão do fazendeiro Wilfred que tem uma divergência em relação às terras com a sua esposa Arlete. Wilfred é um homem acostumado à vida campestre, ele quer continuar a viver na fazenda e incentiva o seu filho Herry (Hank) a querer o mesmo. Enquanto Arlete planeja vender a sua parte na fazenda que são 100 acres de terra e viver uma vida moderna na cidade grande e por causa desses 100 acres os dois vivem em constantes brigas. No meio disso tudo está Hank que não sabe se fica do lado do pai ou da mãe, até que o seu pai lhe faz uma proposta que pode mudar a vida de ambos e que influencia toda a história.

1922 é uma história sobre ganância que nos faz pensar que nenhum homem possuidor da tranquilidade está livre da escuridão dentro de si, principalmente nos momentos de turbulência.

Já em Gigante no Volante, Tess é uma escritora de livros de suspense e mistério da Sociedade de Tricô de Willow Grove e é convidada para realizar uma palestra em uma biblioteca pública. No caminho de volta para casa ela pega um atalho seguindo o conselho da organizadora do evento que dissera que a rota lhe pouparia tempo. Tess acaba derrapando na estrada por causa de alguns entulhos de madeira. Nesse lugar deserto no meio do nada onde não há nem sinal de telefone para ligar para o reboque, ela encontra com um estranho que diz que irá ajuda-la e a estupra. Tess acaba saindo com vida e decide ir atrás do homem que a violou se deparando com um lado desconhecido de si mesma.

A história mostra uma protagonista aparentemente normal que quando sofre um abalo físico e emocional ao ser estuprada e quase morta descobre um extinto de sobrevivência inabalável que influencia numa vontade de vingança a muito desconhecida por ela mesma.

Em Extensão Justa, David Streeter tem câncer terminal e vive uma vida mediana sendo gerente de um banco. Certo dia numa rua próxima ao aeroporto ele encontra um vendedor ambulante um tanto diferenciado no local. O homem chamado George Odabi diz ser vendedor de extensões. Streeter acaba fazendo um pacto com aquele estranho vendedor que pode lhe salvar a vida à custa de outra pessoa.

Extensão Justa  trata sobre inveja e a que ponto o ser humano pode chegar para salvar a própria vida trazendo à tona lados sombrios de si mesmo sem se importar com quem vai afetar em seu caminho.

No último conto, Um Bom Casamento, Darcy Anderson tem um ótimo casamento, uma boa casa, filhos e dinheiro suficiente para viver uma vida confortável. Um dia ela descobre um segredo sobre o seu marido, escondido por mais de 20 anos e que desestabiliza toda a vida perfeita que os dois possuíam e ela terá que lidar de uma forma surpreendente e imprevisível. Nesse conto King nos faz pensar que é impossível conhecer alguém completamente e que até mesmo aqueles que mais amamos pode ter um lado negro em segredo.

Em suma, todos em todos os contos que King criou em Escuridão Total Sem Estrelas trazem situações em que a escuridão mais profunda da alma é aflorada. Alguns personagens tomam atitudes que em situações comuns não fariam, outros já possuem aquele desejo sombrio dentro de si. King também conta quais foram as suas inspirações para cada conto no posfácio no final do livro e vale a pena ler.


0 Comments