Dicas de Escrita Criativa | Como desenvolver o seu estilo de escrita

 

Hoje vou contar um pouco sobre o meu processo de escrita e como eu criei ao longo dos anos, o meu estilo de escrita.

Cada escritor é influenciado por referências de outros escritores e o seu estilo de escrita vai se desenvolvendo ao longo do tempo. Claro que as suas experiências de vida também contam muito, e a sua forma de ver o mundo.

Ter um estilo de escrita que se perpetua ao longo das gerações é o objetivo de qualquer escritor. E qualidade, acredito eu, se trata muito sobre como o autor consegue tocar os leitores e transmitir a sua arte em vários corações.

Falando um pouco sobre o meu estilo de escrita, hoje eu não sei conceituar em palavras como eu escrevo. Minha preferência é escrever na 3ª pessoa e mudar o tom de escrita de acordo com a personalidade de cada personagem. Eu costumo utilizar o narrador onisciente, que é o narrador que conta a história sabendo tudo sobre os personagens.

No meu estilo de escrita, eu gosto de passar a percepção de que mesmo escrevendo na 3ª pessoa, a voz do narrador muda, principalmente quando intercalo os capítulos na visão de cada personagem. 

Além disso, falando um pouco mais sobre o meu estilo de escrita de fantasia, eu sou influenciada pelo estilo de fantasia de Tim Burton e Animes Japoneses mais Góticos. Sempre trazendo o lúdico com um tom mais sombrio.

Eu tenho várias referências para escrever, porque escrevo diversos estilos. Quando se trata de fantasia épica, a minha maior referência é a Leigh Bardugo, que traz originalidade em todas as suas histórias. Brandon Sanderson também é minha referência, com a sua escrita repleta de descrições e reviravoltas. 

Quando se trata de histórias de drama, Cassandra Clare é minha principal referência, pois ela sempre traz personagens e minorias em seus livros, além de focar nos sentimentos de cada um, de forma bastante especial.

Agora que já falei um pouco sobre o meu estilo de escrita, trago algumas dicas sobre como você pode desenvolver o seu estilo literário:

  1. Leia bastante livros, de vários gêneros diferentes e identifique os seus favoritos;
  2. Escreva sem apagar nada, se você quiser tirar aquele trecho da sua história, guarde o trecho. Você pode usá-lo mais tarde, para comparar com os textos futuros;
  3. Conheça os autores que são as suas referências e leia os seus livros;
  4. Não copie o estilo dos autores, apenas use-os como inspiração;
  5. Pense em palavras que você gostaria de ler em um livro para colocar em seus textos e encantar os leitores;
  6. Ao escrever, imagine um livro memorável, que será lido por décadas;
  7. Reescreva, reescreva e reescreva;
  8. Releia o seu livro como um escritor.

Sempre pratique e treine o seu estilo, pensando em encantar os leitores e trazer a sua voz e seus sentimentos para fora.


1 Comments