[Resenha] Ruína e Ascensão, Leigh Bardugo - O impactante final da trilogia de sucesso

 


Livro: Ruína e Ascensão

Série: Trilogia Grisha

Autor: Leigh Bardugo

Editora: Gutenberg

Sinopse: A capital está em ruínas. O Darkling governa Ravka de seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico.

Oculta nas profundezas de uma antiga rede de túneis e cavernas, Alina está fragilizada e deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e de fanáticos que a adoram como uma santa. No entanto, sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela recupere as forças para sair dali o mais rápido possível. Para isso, terá de forjar novas alianças e deixar de lado as velhas rivalidades como Maly para encontrar o último dos amplificadores de Morozova. Porém, quando começa a desvendar os segredos do Darkling, ela descobrirá um passado que vai alterar para sempre a sua compreensão do vínculo que eles compartilham. O pássaro de fogo é a única coisa que separa Ravka da destruição, mas ele pode custar à Alina o próprio futuro pelo qual ela sempre lutou.

“Não somos nós todas as coisas?”

O último volume da Trilogia Grisha, Ruína e Ascensão, finaliza a jornada de Alina, Maly, Darklling, Nikolai e muitos outros personagens tão queridos.

Já li esse livro faz alguns anos, mas resolvi fazer esta resenha por conta da série Shadow and Bone, que irá ao ar nesta sexta-feira, dia 23 de abril na Netflix.

Quem me conhece sabe o quanto a Trilogia Grisha e a Duologia Six of Crows influenciou e ainda influencia na minha escrita. Neste último livro da trilogia, Alina está mais forte e livre das garras do Darkling, é ótimo ver o crescimento da personagem, que no início dos livros desconhecia o seu poder e sua força de vontade.

No início do livro, Alina está debilitada do confronto com o Darkling que agora governa Ravka. Ela precisa encontrar o terceiro ampliador, o Pássaro de Fogo, para garantir que terá o poder de derrotar o Darkling. Cada vez mais, os habitantes de Ravka se apoiam na ideia de que Alina pode ser a única salvação para o país, mas a garota ainda não confia em si mesma. 

O Apparat, líder religioso de Ravka, cria um boato de que Alina é uma Santa que pode salvar toda Ravka. Mesmo sem ter o poder para isso, o boato se torna a sua força e Alina consegue diversos aliados. 

Alina se tornou forte com a união de todos que acreditaram nela, e o livro traz a sensação de confiança das pessoas de Ravka, você realmente consegue ver Alina do jeito que Leigh Bardugo quer que você veja.

A escrita da autora nunca deixa a desejar. Em diversos momentos, você tenta antever acontecimentos, mas sempre é pego de surpresa com as reviravoltas. Os diálogos são emocionantes, as cenas de ação também.

Acredito que a Trilogia Grisha é uma das melhores séries de fantasia YA atualmente. Ruína e Ascensão conseguiu fechar a trilogia com maestria. 

Estou ansiosa para assistir a série da Netflix essa semana e ver os meus personagens favoritos na TV.

 


0 Comments