[Resenha Literária] A Face Oculta de Eva, Nawal El Saadawi - Uma leitura e impactante, mas que precisa ser lida

 A Face Oculta de Eva

Livro: A Face Oculta de Eva

Autor(a): Nawal El Saadawi

Editora: Global

Minha Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Apesar de ser um dos países com o maior número de feminicídio do mundo, a vivência da mulher brasileira para a da mulher árabe é muito diferente. O que une as experiências é o fato de que todas estão sob o controle do patriarcado, mesmo que elas sejam afetadas pelo mesmo de forma bem diferente. Em A face oculta de Eva, livro que está na sua terceira edição pela Global Editora, a autora Nawal el Saadawi começa a desmistificar os estereótipos ocidentais que tentam definir as mulheres árabes e suas lutas, mostrando como essas mulheres são afetadas pelo sistema e como elas moldam suas lutas.

Ela faz isso ao apontar a sua caneta para as mulheres árabes comuns e suas rotinas, abordando a luta diária de mulheres que arcam com as consequências do patriarcado na pele. Os últimos acontecimentos no mundo árabe, mostram exatamente como sua narrativa se torna essencial ainda hoje: a emancipação dessas mulheres é pauta extensa em todas as discussões feministas. Com base religiosa, política e outras fontes, a autora mistura estudo com relatos pessoais - que dão rosto e voz para mulheres árabes que pensam, lutam e falam o que pensam, sempre.

“Já que são os homens que estabelecem as regras para as mulheres, eles, como não poderia de ser, permitem-se tudo o que a elas é proibido."

Resenha:

"A Face Oculta de Eva" foi o livro escolhido para a primeira Leitura Coletiva da Editora Global. É um livro escrito pela renomada autora feminista egípcia, Nawal El Saadawi, publicado em 1977.

É um livro de não ficção em que a autora disseca a condição das mulheres no mundo árabe patriarcal.

Leia as minhas primeiras impressões de A Face Oculta de Eva.

Além de opressão sofrida em sua própria casa, as mulheres não são bem aceitas no mercado de trabalho, vivem uma vida limitada ao casamento, sendo o seu único propósito o de ser mãe e esposa. 

Com uma escrita visceral, Nawal escancara o machismo difundido nos países árabes, em meio a revolução do século 21, e mostra que o feminismo árabe existe e está ganhando força.

Confesso que foi uma leitura extremamente difícil, a autora não deixa nada sem dizer, e por mais horrível que pareça saber que existem coisas como circuncisão em meninas de 6 anos, é necessário sair da ignorância. 

Além de tudo, Nawal deixa claro que não é a religião que perpetua essa opressão contra as mulheres, e sim a forma que ela é interpretada. No mundo árabe, todas as regras são forjadas para favorecer o patriarcado e as mulheres são tratadas como escravas sem seu próprio lar.

Ler tudo isso me provocou uma sensação de angústia, e pensar em como seria estar na pele dessas mulheres foi horrível. Parei diversas vezes durante a leitura, para respirar, pois havia muitos gatilhos.

Enfim, Nawal El Saadawi demonstra coragem ao expor as verdades desconfortáveis e desafiar as estruturas dominantes. O livro serve como um lembrete impactante de que a luta pela igualdade de gênero continua sendo um desafio global e urgente.

A Leitura Coletiva com a Editora Global aconteceu no dia 26/07 e foi incrível! Foi muito bom trocar uma ideia com outros leitores sobre o livro, espero poder participar mais vezes.

A Face Oculta de Eva - Leitura coletiva Editora global

Enfim, se está procurando uma leitura que aborda sobre o feminismo árabe, este livro vai abrir a sua mente. Só tome cuidado com os gatilhos!

Conheça a autora:

Nawal El Saadawi

Nawal al-Sa'dawi, (em árabe: نوال السعداوي, Nawāl as-Saʿdāwī) foi uma escritora, médica, psiquiatra e feminista egípcia.  Escreveu muitos livros sobre o tema das mulheres no Islã, prestando especial atenção à prática da mutilação genital feminina em sua sociedade. Ela foi descrita como "a Simone de Beauvoir do mundo árabe".

Fundadora e presidente da Associação de Solidariedade das Mulheres Árabes (AWSA) e co-fundadora da Associação Árabe para os Direitos Humanos. Ela recebeu graus honorários em três continentes. Em 2004, ganhou o Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa. Em 2005, ganhou o Prêmio Internacional Inana na Bélgica e em 2012, o Internacional Peace Bureau concedeu-lhe o Prêmio Sean MacBride da Paz. Fonte: Wikipédia

Compre A Face Oculta de Eva na Amazon.


0 Comments