Dicas de escrita criativa | Como construir o plot principal da história



Plot literalmente significa enredo, e plot principal significa o eixo centra. Uma história pode ter vários plots e o número depende do quanto o autor quer abordar cada conflito. O importante é saber que criar uma boa trama que se conecta com vários personagens e acaba desencadeando eventos futuros, é o que faz o diferencial.

Todo plot deve ter um início meio e fim, e deve ser contado de uma forma coerente, ou seja, de uma forma que o leitor entenda.
Construir um bom enredo é o que fará com que a sua história se torne tão importante. O segredo de uma obra fazer sucesso tem muito mais a ver sobre como a história é contada.
Para começar a construção do plot principal é necessário que o escritor anote tudo sobre a sua ideia, faça um esboço sobre a trama principal e sobre os personagens. É a partir desse primeiro esboço que a história começará a ser desenvolvida.

Anota aí alguns pilares para a construção do plot principal da história:

1 - Escreva qual o tema central da sua história;

2 - Faça um breve resumo sobre o que você quer contar;

3 - Faça uma lista com todas as cenas imaginadas;

4 - Defina o conflito principal (construir o conflito é a principal base de um enredo, seja uma guerra, um romance proibido ou uma morte misteriosa, todo bom enredo deve ter um conflito e isso deve ser de preferência pensado antes do autor começar a escrever a sua história); 

5 - Estruture o plot em torno de 3 cenas principais ( no mínimo três eventos importantes deve acontecer na sua história, sendo que o último será o clímax); 

6 - Pense em todas as reviravoltas (a sua história é como um jogo de sorte, o seu protagonista pode estar se dando bem, mas de repente tudo pode dar errado); 

7 - Saiba qual será o clímax da história (o que acontecerá no ponto principal da trama); 

8 - Descreva como o conflito será resolvido (pense em pelo menos uma parte a resolução do conflito). Você verá que a escrita é um ato contínuo e que ao longo da história muita coisa pode mudar, como se ela tivesse vida própria.

Me diz aí qual a sua maior dificuldade em desenvolver o plot principal da sua história? 

0 Comments