[Resenha] Uma Magia Destilada em Veneno (Vol. 1 Os Livros do Chá), Judy I. Lin - Uma revolta no Império, intrigas, e uma magia diferente de tudo o que você já viu

 Uma Magia Destilada em Veneno

Livro: Uma Magia Destilada em Veneno

Série: Os Livros do Chá

Autor(a): Judy I. Lin

Editora: Galera Record

Minha Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Eleito pela revista People como o melhor livro da temporada, Uma magia destilada em veneno foi best-seller do New York Times, USA Today, Publisher’s Weekly e da Associação Americana de Livrarias.

Filha de um médico e de uma mestre da arte Shénnóng, Ning estava conformada com o arranjo familiar em que seguiria os passos do pai enquanto a irmã, Shu, seguiria os da mãe. Mas quando um chá envenenado leva sua mãe à morte e adoece gravemente sua irmã, os desejos secretos do coração de Ning se misturam à busca pelo antídoto que salvará Shu.

A jornada de Ning a leva até o palácio, onde será realizada uma competição para escolher o novo mestre Shénnóng da corte. O prêmio? Um pedido concedido pela própria princesa. Desesperada para salvar Shu, Ning vê na competição sua única alternativa e, mesmo não sendo a aprendiz da mãe, decide arriscar se passar pela irmã para competir. O que ela não imaginava é que as políticas da corte poderiam ser mais perigosas do que o chá envenenado que vem assolando todo o império de Dàxi?

Agora, Ning está sozinha na capital e cheia de segredos que podem não só eliminá-la da competição como condenar sua família a um destino terrível. Além disso, ainda precisará provar suas habilidades no preparo de chás com propriedades lendárias enquanto se vê cada vez mais envolvida nas intrigas da corte, as provações cada vez mais perigosas da competição e os falsos aliados que podem pôr em risco seu objetivo de salvar Shu — e a própria vida.

"A narrativa exuberante e descritiva ilustra bem o cenário mágico bem construído deste universo, e cada reviravolta na história surpreende e encanta, fazendo desta uma fantasia rica em cada página. Tanto um thriller político quanto uma fantasia, vai agradar aos leitores de A Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao, e Prazeres Violentos, de Chloe Gong. O final fará com que os leitores imploram pela sequência." — School Library Journal.

"Agora entendo. A magia não está na cerimônia do chá ou na partilha de uma xícara. Está na conexão, na breve união de almas. As folhas de chá são um canal e os ingredientes, as indicações"

Resenha:

Uma Magia Destilada em Veneno é um livro de Fantasia Chinesa da autora Judy I. Lin. Foi eleito o melhor livro da temporada revista People e é um best-seller do New York Times, USA Today, Publisher’s Weekly e da Associação Americana de Livrarias.

Só pela capa a gente já consegue captar muito da essência da história. Adorei a arte de capa da editora Galera Record, eles capricharam demais, ansiosa para ver a capa do segundo livro.
A história é sobre Ning, uma garota simples que mora em um interior da capital de Dàxi, um reino que está passando por algumas revoltas. Dentre essas revoltas para desestabilizar o império, existe o misterioso Sombra, que está envenenando os Chás e matando diversas pessoas.

A mãe de Ning era uma Mestre Shénnóng, ela conseguia dominar a arte da Magia do Chá. Mas por causa da Sombra, ela morreu envenenada. Ning vive em remorso, pois foi aquela quem preparou o Chá mágico para a sua mãe e para a sua irmã, que também está doente por conta do veneno.

Ning e Shu (sua irmã) também são filhas de um médico, Ning era a aprendiz do seu pai, mas mesmo um médico não consegue curar um envenenamento tão poderoso de um Shénnóng-shi(Mestre Shénnóng). Shu seria a aprendiz da sua mãe (Shénnóng-tú), mas como Shu está doente, Ning resolve entrar em uma competição de Shénnóng-tú do palácio, para se tornar Shénnóng-shi e ganhar um favor da realeza. Ela deseja algo que possa curar a doença de Shu.

Mesmo não sendo a aprendiz da sua mãe, Ning tem uma habilidade nata com a arte do Chá e consegue entrar na competição com facilidade.

A competição tem etapas bem desafiadoras, e ao mesmo tempo, alguns Lordes Shénnóng-tú já possuem um certo favoritismo para ganhar a competição. Os jurados são altamente exigentes e os testes são enigmáticos. 

O sistema mágico é bastante diferente do que estamos acostumados com outros livros. A magia do chá tem a ver com os ingredientes, modo de preparo e do Shénnóng-shi ter afinidade com a própria magia. Cada ingrediente tem um propósito e alguns ingredientes são mais raros e só podem ser conseguidos no palácio.  

Ning também conhece Kang, um homem enigmático, que de alguma forma tem ligação com o palácio, e de primeira eles formam um laço com uma magia, e conseguem se entender muito bem. Há um romance, mas não é muito o foco da série, e neste primeiro livro, é deixado bastante de lado.

É muito interessante ver a cultura chinesa ser retratada do jeito que ela é, sem estereótipos ocidentais. Senti falta de alguns termos que foram traduzidos para o português, mas os termos mais importantes não foram traduzidos e o livro possui um glossário para que o leitor possa consultar. Outra coisa legal é que a corte de Dàxi é muito bem representada como uma corte de um antigo império chinês. Em Dàxi, os camponeses não têm vez, uma mera frase errada, é capaz de acabar com a vida de um camponês ou um criado. Os nobres vivem de luxo e muitas vezes são corruptos. Além das próprias intrigas da corte e do fato do Imperador por estar doente não aparecer muito, e a princesa está no cargo de regente. Mesmo sendo nova, a princesa consegue se sair bem em meio a falsidade e intrigas e também pode ser bastante fria e cruel.

Esse primeiro livro é um pouco parado, porque por mais que tenha como pano de fundo, uma revolta que se torna cada vez mais eminente, acredito que a autora quis mostrar as articulações da corte imperial, e o final do livro já deixa claro que o segundo volume será mais agitado que o primeiro.

A Ning é uma protagonista que não tem muito propósito na vida, por ter tido uma vida pobre e sofrida, tudo o que deseja é salvar as pessoas que ama, mas o seu desenvolvimento ao longo da história é bastante notório.

Estou ansiosa para ler o último livro da duologia e saber o que vai acontecer com os personagens e com o império.

Você pode comprar Uma Magia Destilada em Veneno na Amazon:


0 Comments