[Resenha] Fábulas de La Fontaine, Jean de La Fontaine - Quem lembra da história da Cigarra e da Formiga?

by - fevereiro 15, 2023

 Fábulas de La Fontaine, Jean de La Fontaine

Livro: Fábulas de La Fontaine

Autor(a): Jean de La Fontaine

Editora: Martin Claret

Ano de publicação: 2012

Minha Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Considerado o pai da fábula moderna, La Fontaine tornou-se conhecido internacionalmente com suas criações inspiradas nas tradições clássica e oriental. Fábulas é sua obra mais famosa. Escrita em versos, com uma linguagem simples e atraente que conquista imediatamente seus leitores, inclui histórias mundialmente conhecidas, como A cigarra e a formiga , O corvo e a raposa e A lebre e a tartaruga.

La Fontaine trata de temas universais, como a vaidade, a estupidez e o vício humanos, retratados por meio dos animais. Segundo ele, sua obra "é uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato".

Esta edição é uma antologia de suas mais importantes composições, traduzidas por célebres escritores brasileiros e portugueses, com ilustrações de Grandville.

“Tendo a cigarra, em cantigas, Folgado todo o verão, Achou-se em penúria extrema, Na tormentosa estação. Não lhe restando migalha Que trincasse, a tagarela Foi valer-se da formiga, Que morava perto dela.”


Resenha: 

La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna, e nessa antologia, a editora Martin Claret reuniu as principais fábulas do autor, como “A Raposa e as Uvas”, “A Lebre e a Tartaruga” e “A Cigarra e a Formiga”.

A maioria das fábulas envolve animais, e com uma leitura dinâmica e divertida, todas trazem ensinamentos de vida, como: preguiça, inveja, cobiça, ganância e muitos outros.

A maioria das histórias são bem simples de entender, e algumas também falam sobre a bondade e as recompensas através de boas práticas. La Fontaine ficou muito conhecido com essas histórias, que se popularizaram por todo o mundo até hoje.

Durante a leitura de suas fábulas encontramos algumas referências e fábulas inspiradas em Esopo, considerado o precursor do estilo literário.

Confesso que a minha fábula favorita sempre foi “A Lebre e a Tartaruga”, de forma bem simples, a história conta que todos podemos alcançar os seus objetivos com esforço, e a nossa dificuldade na partida e falta de talento, não atrapalha de vencermos a nossa própria corrida.

É um livro pequeno, mas que você pode ler aos poucos, intercalando com outras leituras.

E você, já leu as Fábulas de La Fontaine?

Compre o livro na amazon:


Você também pode gostar

0 Comentários