[Resenha] O Livro Sem Nome, Marcos Dyonisio - Uma jornada espiritual e uma leitura diferente de tudo

by - fevereiro 01, 2023

 O Livro sem Nome

Livro: O Livro Sem Nome

Autor(a): Marcos Dyonisio

Editora: Drago Editorial

Minha Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Toda sinopse de um livro começa com o autor dizendo o nome da obra, o que neste caso não é possível, pois ele se chama: O LIVRO SEM NOME.

Por quê? A começar pelo protagonista, nenhum personagem do livro tem um nome; e este é mais um dos mistérios que se escondem em suas páginas.

Criado num mosteiro onde os monges seguem o voto de silêncio, órfão e sem lembrar nada sobre sua origem, ele foi levado ainda criança para o convívio dos monges que o criaram.

A jornada do jovem sem nome em busca da sua voz perdida, na verdade simboliza a procura por seu lugar no mundo. Enquanto avança, percorre os caminhos dos maiores mistérios da humanidade, desde a madrugada dos tempos: a morte, os sonhos, as pistas de Deus, o amor, a magia, o bem e o mal.

Do leste europeu até a França, passando pelo oriente, o livro nos mostra uma viagem para longe do castelo onde o jovem foi criado, mas que de fato, revela ser uma viagem para dentro de si mesmo, enfrentando suas sombras e medos; seus anjos e demônios, que inclusive aparecem na história. Procurando respostas que todos os seres humanos buscam desde que o primeiro da criação do mundo, mas para as quais, às vezes, nem sequer existem perguntas.

Sem ter sua própria voz, o jovem sem nome é dominado pelas vozes que vivem dentro da sua cabeça, e de todos nós. O Medo, a Culpa, a Fé, a Razão, a Dúvida, o Ódio, além das vozes do Silêncio e do Coração, tornam-se personagens atuantes neste livro e influem nos acontecimentos, para o bem e para o mal. As vozes comentam, conversam, brigam, dialogam, influem e até narram partes da história. E assim, tornam-se personagens como qualquer outro, participam da história ativamente, tornando este, um livro tão único, que não há um nome que possa defini-lo.

“Tudo era uma questão de escolha e de ser responsável por cada uma delas, tanto as certas, quanto as erradas.”



Resenha:


O livro de estreia do autor Marcos Dyonisio é uma viagem surreal para o centro de nós mesmo. A história começa quando o Jovem Sem Nome é deixado em um mosteiro. Sem Nome, sem identidade e sem memórias, esse jovem é criado para fazer o voto de silêncio quando adulto, mas a sua vida vira de ponta-cabeça, quando o Monsenhor expulsa-o do mosteiro, para que ele encontre a sua voz perdida e busque as respostas para questionamentos que nem ele mesmo se fez.

Em sua jornada, o Jovem sem nome conhece vários personagens, que vão ensiná-lo sobre a procura da sua verdadeira verdade e o seu lugar no mundo. Esses encontros e desencontros criam no Jovem a vontade de deixar a sua pegada no mundo, realizar seus sonhos.

Com uma narrativa diferente de tudo o que já vimos, o autor cria um universo de encontro de várias culturas, religiões e fé. A jornada do Jovem Sem Nome, também posso dizer, que é a jornada de todos nós. O livro traz uma visão espiritualista e filosófica sobre sincronicidades, espiritualidade e missão de vida. Uma obra para ser lida e, acima de tudo, sentida.

“Sua energia atrai tudo e todos que aparecem na sua vida.”


Confesso que a leitura chegou para mim em um momento certo, com passagens que condizem com o meu momento de vida, sobre escolhas e tudo mais. Eu acredito verdadeiramente nas palavras do autor, que independente de religiões e fé, nós vimos ao mundo para deixar a nossa marca e encontrar a nossa verdade e ouvir a nossa voz.

No meio de tantas vozes dentro de si (voz da razão, voz do medo, voz da culpa, etc), o Jovem Sem Nome parte em uma busca da própria voz, sem saber para onde vai, ele é guiado pelo mundo espiritual e tudo a sua volta conspira para que ele encontre o que procura. O final do livro é uma surpresa e ao mesmo tempo, algo que talvez já sabíamos. 

Conheci o Marcos Dyonisio em 2021 e levou um tempo para o lançamento do seu primeiro livro. O autor possui uma escrita envolvente e o estilo do livro é diferente de qualquer coisa que vocês vão ler.

Conheça o autor:

Marcos Dyonisio. Nascido no Rio de Janeiro, mora em SP há mais de vinte anos. 
Redator publicitário, sempre trabalhou com criação, mas sonhava em produzir algo autoral e, por isso, decidiu tornar-se escritor. 
O Livro Sem nome é sua primeira obra, um romance que transporta para a ficção, toda a experiência que adquiriu na sua própria busca espiritual.



Siga o autor Marcos Dyonisio no Instagram:  instagram.com/m.dyonisio/

Compre o livro físico ou e-book na Amazon:

Você também pode gostar

0 Comentários