[Diário de Publicação] A Dificuldade do autor independente


Para mim como autora, é um desafio diário pensar em todas as formas para que o meu livro tenha público.

Hoje mesmo com todo o trabalho de terminar uma obra, o autor independente precisa se superar em diversos aspectos. Somos nós quem procuramos a revisão ou diagramação. Tem autores como eu, que não podem arcar com o custo desses serviços e por isso fazem por si mesmos. Acho que foi isso o que me levou a cursar Letras, no final, eu sabia que teria que fazer tudo sozinha.

Mas e a leitura crítica? E a capa? São outros serviços que devem ser pagos ou feitos por nós. Não que os serviços sejam caros, mas quando junta tudo, o valor excede até o mês de uma moradia. Fica insustentável para alguns autores custearem esse sonho.

Além disso, há custo de ISBN e código de barras e se o autor quiser imprimir os livros físicos, então lá se vão mais 4 dígitos de impressão.

Eu não estou contando isso porque quero desanimar os novos autores na escrita. Eu quero ser transparente com vocês. Têm muitas pessoas que me procuram para perguntar como é publicar e eu poderia dizer que é um sonho, porque é, mas têm essa parte ruim e que precisa ser bem planejada.

Hoje, com esse Instagram, vivo uma nova realidade, que é o marketing literário. É algo bastante difícil também, mas aprendo todos os dias com vocês.

O meu conselho para quem está começando agora: junte dinheiro, seja disciplinado, tenha foco e comece o seu marketing literário o quanto antes. Eu acredito que vocês podem! 

E vocês, o que acham da publicação independente?

0 Comments