Dicas de escrita criativa | 14 passos para você começar a escrever o seu livro agora!


Depois de ler tantos livros de diversos gêneros, alguns leitores desenvolvem também o desejo pela escrita criativa. Porém para muitos não é fácil colocar a imaginação no papel, é preciso ter disciplina e conhecer algumas técnicas que escritores mais experientes utilizam no desenvolvimento das suas obras.

Para isso eu preparei 14 dicas necessárias para o desenvolvimento do seu livro. Confira as dicas:

1 - Tenha em mente o gênero que você quer escrever

A escolha do gênero textual é uma das primeiras decisões que devem ser tomadas antes da construção do seu livro. Você precisa saber se quer escrever fantasia, romance, terror, comédia, dentre outras variedades de gêneros, muito antes de pegar o papel ou o notebook.

2 - Inspire-se

Inspire-se antes de começar a escrever. Para escritores mais visuais, redes sociais como tumblr e pinterest são um prato cheio de inspirações como paisagens, fotos etc. Para os mais auditivos o recomendado é buscar músicas que despertem o sentimento da história que está sendo escrita.

3 - Foco no enredo

Um enredo bem construído é o que garante se o leitor vai ler até o final. Uma trama pode ser até parada, mas o autor deve oferecer recursos que prenda a atenção do leitor. Numa trama de mistério por exemplo, as interações com personagens, diálogos e narrações devem vir carregadas de perguntas que o leitor fará a si mesmo durante toda a jornada desbravando as páginas da obra.

4 - Desenvolva a personalidade e os sentimentos dos personagens

É essencial dar aos personagens características que o identificam, assim como emoções. Para que o leitor possa se identificar e assim criar um laço entre o real e o imaginário.

5 - Ponha dificuldade no caminho dos personagens principais

Dê objetivo aos personagens e imponha dificuldades aos mesmos. Apresente conflitos internos e externos que o impossibilitem de completar o seu desejo. Crie rupturas, tentativas e erros.

6 - Tenha atenção na narrativa

A narração do texto é crucial no entendimento do leitor, seja ela em primeira ou terceira pessoa. Faça com que a sua narração conduza o leitor a perspectiva que você quer. A narração é algo que diferencia de autor para autor. Alguns optam por mais descrição, outros por mais diálogos. Não importa o método utilizado contanto que o resultado seja agradável a leitura.

7 - Conte verdades na sua narração

Por mais que a obra possa ser de ficção, escritores tem a necessidade de contar as verdades nas suas histórias. Seja suas emoções ou conflitos. Use e abuse de meios como metáforas e simbolismos para conseguir o efeito idealizado.

8 - Organize o seu tempo

Disciplinar o tempo é essencial para um escritor. Mantenha o foco e se organize para finalizar a sua obra. Estabelecer prazos é muito importante.

9 - Anote as suas ideias

Não deixe nenhuma ideia passar, mesmo que inicialmente possa parecer que não tenha muita função na história. As vezes uma ideia pode não se encaixar no começo, mas fazer sentido no meio ou no fim.

10 - Não deixe que o perfeccionismo impeça que você produza

Um dos maiores empecilhos da escrita é o perfeccionismo. Não se cobre demais caso você não consiga escrever como o seu autor favorito. Todo escritor tem determinado estilo de escrita, que somente com a pratica é aperfeiçoado.

11 - Entenda o leitor do gênero que você escreve

É necessário que o autor tenha essa visão de mercado para atender as necessidades de determinado tipo de público sem que comprometa no seu estilo de escrita. Pesquise sobre as necessidades dos leitores, sobre o que eles precisam saber e que conhecimento a sua obra pode lhes propiciar.

12 - Não pense demais, escreva!

Deixe a escrita fluir, jogue tudo no papel e depois quando a história estiver completa, você poderá organizá-la da forma que achar necessário.

13 - Faça tópicos por capitulo

Organizar os capítulos em tópicos relacionado aos acontecimentos da história antes de começar a escrever, ajuda bastante no desenvolvimento da trama. A medida que a escrita vai fluindo, você pode preencher mais os tópicos acrescentando detalhes.

Alguns escritores preferem escrever continuamente, mas gêneros como mistério e mitologia se fazem necessário algum tipo de organização e facilita para que não deixe brechas.

Crie o hábito de organizar ideias em narrativas.

14 - Reescreva quantas vezes for necessário.

Escreva, reescreva, leia várias vezes a sua história. A cada leitura a história vai se tornando diferente, e a medida que é reescrita, novos aspectos vão surgindo, o que pode enriquecer o enredo ainda mais.

0 Comments