[Resenha] Mistborn - O Império Final, Brandon Sanderson - Um dos melhores livros de fantasia que já li

O Império Final

Esse é um daqueles livros que a gente passa nervoso em cada cena. Confira a resenha de Mistborn: O Império Final, de Brandon Sanderson.

Livro: Mistborn - O Império Final 
Autor: Brandon Sanderson 
Ano de Publicação: 2014
Editora: Leya

Sinopse:

O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.





Antes de tudo, quero explicar um pouco de como funciona esse universo e porque você precisa urgentemente começar essa série de livros incríveis.

Mistborn se passa em um mundo antigo denominado Império Final, dividido por Nobres e Skas (a classe proletária e escravos), logo vemos que o metal é uma das coisas mais importantes e valiosas desse mundo, eles usam metal para tudo, inclusive na magia chamada Alomancia.

Alomancia é a habilidade de queimar metais dentro do organismo e obter poderes a partir disso. No Império Final os Alomânticos são chamados de Brumosos ou Nascidos da Bruma. Enquanto os Brumosos tem capacidade de queimar apenas um metal (cada metal confere um tipo de poder), os Nascidos da Bruma conseguem queimar todos os metais e são tidos como fugitivos no Império.

O mundo é governado pelo Senhor Soberano, um homem imortal, muito poderoso que é aclamado como um deus perverso pela população do Império Final, todos os Nobres e Ska tem medo dele e tirá-lo do poder é tido como impossível.

O mundo onde se passa a história descrito como como cinzento e repleto de blumas, o sol é vermelho e as plantas são secas. Além disso, há uma lenda sobre um Herói que teria vindo salvar o mundo, mas falhou ao chegar no Poço da Ascensão, e agora o mundo é ameaçado pelas Profundezas.

O livro conta a história de Kelsier, um Nascido da Bruma que escapou  de uma prisão de onde ninguém jamais saiu vivo. Ele organiza uma equipe de Brumosos com uma missão suicida de acabar com o Império Final. O passado de Kelsier é um mistério, mas também é a chave para desvendar o enredo.

Entre as pessoas recrutadas, Kelsier conhece Vin, outra Nascida da Bruma que desconhece o seu poder e aceita aprender mais sobre o seu legado. Vin também é uma chave muito importante para o futuro da trama, principalmente para os livros posteriores.

Brandon Sanderson narra um livro de mil facetas. No começo lado Misborn - O Império final parece ser só mais um livro de fantasia medieval, mas não se engane, essa é uma daquelas histórias onde o inesperado se esconde em cada página.

No mundo do Império Final tudo tem uma complexidade fantástica, Brandon Sanderson descreve as lutas e táticas da magia Alomântica inventada por ele com maestria. Você consegue visualizar as lutas complexas simplesmente lendo a sua descrição.

0 Comments