[Resenha] Os Videntes, Libba Bray - Um livro sobre superstição e ocultismo



Eu conheci Os Videntes no tumblr em 2016. Via vários tumblrs gringos postando gifs e citações sobre o livro e fiquei curiosa para ler. Hoje, trago para vocês esta resenha repleta de superstição.

Livro: Os Videntes
Autor: Libba Bray
Ano de Publicação: 2013
Editora: ID

Sinopse:

Evie O’Neil foi exilada de sua entediante e pacata cidade natal e enviada para as agitadas ruas da cidade de Nova York - e ela está maravilhada! Nova York é a cidade do contrabando, das compras e dos monumentais cinemas! Logo Evie convivendo com as glamorosas garotas Ziegfied e com afamados batedores de carteira. O único problema é que Evie tem que morar com seu tio Will, curador do Museu Norte-americano de Folclore, Superstição e Ocultismo, também conhecido como Museu dos Insetos Rastejantes. Quando uma série de assassinatos ligados ao ocultismo começam a acontecer, Evie e seu tio se veem em meio a uma investigação policial. E, além de tudo, Evie tem um segredo: um misterioso poder que pode ajudar a capturar o assassino - isso se ele não a pegar primeiro.

Resenha:

Evie O’Neil é uma garota que sempre quis morar em Nova York para viver a agitação e o luxo da cidade grande. O livro se passa nos anos 20 quando Evie vai morar na casa do seu tio Will, que por acaso é curador de um museu de folclore, superstição e ocultismo, também conhecido como "Museu dos Insetos Rastejantes". 

Ela se engana, pensando que Nova York é apenas a cidade luxuosa e do Jazz, pois se vê no meio de uma investigação de assassinatos, com o diferencial realizados em rituais ocultistas. Assim, o tio de Evie é convocado para ajudar nessas investigações.

Além disso, a garota possui habilidades sensoriais que a torna uma Vidente, assim como outros personagens que ela conhece ao longo da história como . Como Sam, Theta, Henry, Memphis, Isaías e outros. A maioria dos personagens, senão todos possuem segredos profundos. 

Evie e seus amigos se envolvem nas investigações para descobrir o assassino, a garota consegue se conectar com os assassinatos e por isso se torna alvo do próprio assassino que percebe os seus poderes.

Em Os Videntes, a autora consegue mostrar uma Nova York dos anos 20, embalada pelo jazz, o luxo e as danças. O livro trata de assuntos como abuso de mulheres, mutilação, racismo, dentre outros temas importantes.

Eu não gostei muito de alguns pontos do final do livro. A autora poderia ter abordado mais sobre os Videntes (o grupo de amigos de Evie), do porque eles possuírem tais poderes. O livro foi bastante tenso do começo até o fim, mas ficaram algumas pontas soltas.


Não há uma continuação publicada no Brasil e também não há previsão dessa continuação chegar aqui. Mas apesar de tudo é um livro que recomendo bastante e torço para que seja publicado no Brasil.

0 Comments