Diário de uma escritora - Sobre a dificuldade de ser escritor(a) no Brasil

Sobre a dificuldade de ser escritor(a) no brasil

Olá pessoal, tudo bem com você?

Hoje eu trago mais um post sobre ser escritor. Gosto muito de trazer minhas experiências, pois vocês sempre me chamam para conversar e tirar dúvidas, seja por direct  ou e-mail, eu gosto muito de interagir com todos vocês.

Bem, ultimamente estou passando por mais uma daquelas crises existenciais de escritora, onde me questiono sobre ter escolhido esse caminho e por que não está dando certo como eu gostaria. 

Como todos sabem, ser escritor no Brasil não é fácil. Sei que você escritor(a) que está começando agora, já leu diversos relatos no Twitter ou em outras redes sobre essas dificuldades, e não estou aqui para te fazer desistir da escrita. Esse poste é mais para conhecimento geral, onde exponho algumas dificuldades, mesmo sabendo disso, não pretendo desistir de escrever e espero que você também não.

Vou dividir esse post por tópicos, para tornar a leitura mais fácil:


  • Royalties da Amazon

No Twitter, se você estiver seguindo alguns escritores, é comum que leia o quão pouco os escritores recebem por seus livros publicados. 

Eu tenho mais de 4 livros na Amazon, e olhando o que recebi esse mês, chega a ser absurdo. E não pense que esses valores não são recorrentes. Há vários meses e não consigo ganhar nem 10 reais com todos os meus livros e contos na plataforma.



Isso acontece com diversos autores que publicam na plataforma. Por mais que vendam bastante e-books ou tenham muitas leituras no Kenp, os Royalties são muito baixos, sendo que a plataforma só faz a publicação. Quem faz toda a diagramação, capa e escreve e revisa todo o livro é o autor.

  • Publicação independente
Quando você não tem uma editora como eu, não há muito o que fazer, a não ser tentar a publicação independente. Essa publicação te deixa responsável por tudo o que acontece com o seu livro, incluindo o marketing e vendas. Há diversas plataformas como a Amazon, que te dá a possibilidade de auto publicação, e há também a opção de você mesmo(a) imprimir os seus livros e  vendê-los. Essa publicação pode dar muito certo ou pode dar muito errado. Tudo vai depender de fatores como estratégias, sorte, e a energia que você coloca para fazer o seu livro chegar para mais pessoas. Não posso dizer que isso é fácil, pois é bastante exaustivo. 

  • Publicação por editoras de pequeno e médio porte
Esse é um método de publicação, que eu não recomendo de forma nenhuma. Pode dar certo no começo, mas não tem retorno. Para publicar em pequenas e médias editoras você precisa pagar, e quase sempre não é barato. Então, se no começo você fez um investimento, recuperar esse valor será muito difícil. 

  • Publicação por editoras grandes de forma tradicional
É o sonho de todo escritor brasileiro, ser publicado por uma editora de grande porte e ainda sem pagar nada por isso. O problema é: como chegar nessas editoras?

- A opção mais obvia seria tentar uma agência literária, e isso envolve gastar dinheiro no começo, e as vezes, adaptar o seu livro para um gênero que a agência indicar. Cada agência tem gêneros específicos que recebem originais, então, caso opte pelo agenciamento, verifique os gêneros de cada agência. Para entrar em uma agência, é provável que seja cobrada uma taxa para a revisão do texto (isso não significa que você vai entrar), logo depois, os agentes avaliam o manuscrito e te convidam ou não para ser um agenciado. 

- Outra opção é enviar o original direto para as editoras nos períodos que elas abrem para recebimento. A concorrência é grande, mas não custa tentar.

- Há também a última opção, que é criar bastante conteúdo na internet, principalmente no YouTube, e com isso, criar o seu próprio público. Com um público pronto, as portas para que você seja publicado se abrem instantaneamente, pois para essas editoras é muito mais cômodo publicar um escritor que já tem uma base de fãs.

Resumindo: leva um pouco de tempo para a publicação tradicional.

  • Publicação no Wattpad ou outras plataformas
Também é uma opção válida, mas assim como todas as outras opções, tem um nível de dificuldade de ter que se sobressair lá dentro, porque necessita de uma frequência, um conteúdo que engaje o publico e um crescimento dentro da plataforma. Alguns escritores que fazem sucesso até conseguem uma publicação tradicional depois. Algumas plataformas são remuneradas, outras não.


Concluindo, para crescer como escritor(a) no Brasil, e ser lido, ou até se tornar um best-seller, existe uma extensa jornada. Muitos desistem pelo caminho, porque é triste se empenhar tanto e conseguir tão pouco. Muitos como eu, não conseguem desistir, apesar das frustrações.

Sinto que tudo é muito lento, sei que o público ainda é pequeno, comparado a outras formas de entretenimento, mas ainda assim, gostaria que nós tivéssemos mais visibilidade.

Se você gosto desse conteúdo e deseja apoiar o meu trabalho, deixe o seu comentário. É uma forma gratuita de contribuir  com o meu trabalho.





0 Comments