Dicas de Escrita Criativa | Qual a diferença entre o mistério e o suspense?


Muitos autores se confundem sobre os temas suspense e mistério, pois são narrativas muito parecidas. Veja mais sobre os dois exemplos de narrativas e as suas diferenças.

No suspense, o leitor pode saber quem é o vilão, ou a grande descoberta, logo no começo. O papel do suspense é gerar tensão no leitor e criar expectativas sobre como os personagens vão reagir.

O suspense prende a atenção porque ele adianta alguma parte sobre o futuro da sua história e faz com que o leitor devore as páginas do seu livro avidamente para chegar ao desfecho. Para isso, o escritor precisa saber o momento exato de estruturar os cortes repentinos, flashbacks e principalmente surpresas no decorrer da trama.  
 
Já o mistério, tem como papel fundamental, criar um quebra-cabeças para que o leitor junte as peças até o final do livro. São justamente aquelas obras que arrasta o segredo principal para o clímax e é ideal que o leitor não tenha ideia de como a história irá terminar.

Mistério é tudo que tem causa oculta, ou parecendo inexplicável. Preencher as narrativas com mistério é essencial para provocar sentimento de curiosidade no leitor. Alguns personagens podem ter segredos ocultos, o que torna a história mais envolvente. É muito importante estabelecer um ritmo e estilo para trazer à tona sentimentos de ansiedade e empolgação.
 
Gostaram? Comenta aqui embaixo quais são as suas dúvidas.

0 Comments