Diário de Escrita | O que eu penso sobre o futuro da educação e como a literatura pode mudar isso?



A educação hoje no Brasil ainda é muito precária. Não se fala sobre educar as crianças para uma vida adulta mais saudável e muito menos sobre o futuro das mesmas em relação às suas carreiras. O mundo vende a ideia de que uma universidade faz uma carreira e não é bem assim.

É bem fácil perceber que concluir uma Universidade hoje é apenas o mínimo. O país apresenta um alto índice de desemprego e ainda há poucos querendo empreender. A grade escolar não tem matérias de gestão e empreendedorismo, dentre outras disciplinas que podem agregar na vida dos estudantes. 

O mundo atual é mais complexo e obter múltiplas habilidades é o novo diferencial. Além disso, é necessário estar por dentro das tendências mundiais de mercado. Aprender sobre tecnologia, marketing e outras disciplinas.

A literatura pode ser a porta de entrada para formar indivíduos mais críticos. Para entender as necessidade da complexidade desse mundo e poder se agarrar as oportunidades, os indivíduos precisam desenvolver um senso crítico acerca do mundo de hoje. Por meio da literatura isso é possível, pois a leitura é um exercício constante e não exige tanto esforço do leitor quando se trata de um livro do seu gosto pessoal, e por isso o leitor desenvolve o senso crítico sem notar.

Formar cidadãos leitores é essencial para essa sociedade. Vivemos em um mundo complicado e cheios de restrições. Quase nunca o governo estará do nosso lado, por isso precisamos lutar para agregar na vidas das pessoas que não tem acesso.

0 Comments