Dicas de escrita criativa | Como usar arquétipos para criar e desenvolver personagens


Quando trata da personalidade dos personagens, é importante pensar em aprimorá-las sempre, pois caso contrário um personagem promissor pode ser tornar superficial. Mais do que pensar em personagens, é necessário sair do genérico e criar personalidades coerentes com as suas escolhas.

Uma das soluções são os Arquétipos, que são padrões de personalidades como se fossem modelos universais.

Quem inventou o termo foi o fundador da psicologia analítica, Carl Jung. Jung propôs e desenvolveu os conceitos das personalidades extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo.

O termo arquétipo nada mais é do que a relação de imagens e características básicas essenciais que moldam um indivíduo. Em relação aos personagens de uma história, existem arquétipos básicos, que servem de exemplo para começar uma história. Jung defendia que os homens no geral, mesmo não pertencendo a mesma cultura, possuem características inconscientes e conscientes comuns e que isso pode ser explicado por meio dos arquétipos.

Vamos conhecer alguns deles:


Katniss Everdeen: A representação de uma heroína humana e real ...

  • Herói: é o personagem que guia a história, possui fome de justiça e se sacrifica pelo bem de todos. O herói geralmente é o protagonista, porque causa identificação nos leitores por ser injustiçado e busca se sacrificar a todo momento pela causa. Geralmente o herói é representado por um personagem mais fraco, cheio de imperfeições que ao longo da jornada vai se tornando forte.


Rolling Stone · Gandalf blogueiro? Ian McKellen publica diário ...
  • O Mentor: o guia do herói. Geralmente representado por um personagem sábio e mais velho que também já teve experiências heroicas. O mentor é aquele que guia o herói na jornada e que traz descobertas.


O Analista e o mestre dos magos
  • O Arauto: muitas vezes é aquele que possui informações e impulsiona o herói a avançar na história e na aventura. Pode ser apenas um mensageiro, um guardião, profeta ou até um acontecimento. Ele traz notícias, presságios e informa sobre mudanças.


Alan Rickman, o Snape, estava infeliz com personagem em 'Harry ...
  • O Metamorfo: é como um coringa história, e um dos arquétipos mais interessantes. O metamorfo as vezes é um aliado e às vezes pode trair o protagonista, e o herói nunca sabe de que lado está. Muitas vezes pode ser até o par romântico do herói. O metamorfo o testa a todo momento, trocando de lado, intencionalmente ou não, gerando conflitos, ajudando a preparar o protagonista e criando mudanças dramáticas na história.


Relembre toda a jornada de Tyrion Lannister em 'Game of Thrones ...
  • O Trapaceiro: também conhecido como alívio cômico, suas motivações podem ser por divertimento ou intenções malignas. O arquétipo serve para aliviar as tensões da história, e pode ser o típico personagem que faz piada, sendo crítico e sarcástico.


mary-jane-watson-kirsten-dunst - GameHall
  • O Aliado: é o personagem que ajuda o protagonista a superar os desafios, geralmente podendo ou não ser um interesse romântico.

Rogue One” nos deu o maior momento cinematográfico de Darth Vader
  • O Sombra: é o arquétipo do vilão. Geralmente é o oposto do herói, ou até seus impulsos mais obscuros e sombrios. O vilão na maioria das vezes aparece como um reflexo negativo do herói, sendo seu objetivo é prejudicá-lo e até mesmo destruí-lo.

Gostou? Me conta aí qual o arquétipo que você mais gosta de escrever.



0 Comments