[Resenha] Six of Crows, Leigh Bardugo - Mais uma vez a autora nos traz um enredo fantástico, com arcos dos personagens bem construídos

by - abril 24, 2020


Livro: Six of Crows - Sangue e Mentiras

Série: Six of Crows

Autor: Leigh Bardugo

Editora: Gutenberg

Sinopse: A oeste de Ravka, onde Grishas são escravizados e envolvidos em jogos de contrabandistas e mercadores...
…fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.
Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.
Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.
O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.

“Quando todo mundo acha que você é um monstro, não é preciso perder tempo fazendo monstruosidades.”

Na ilha de Kerch, a capital Ketterdam é repleta de mercadores e dominada por gangues perigosas.

Kaz Brekker, também conhecido como o Mãos Sujas, é o popular e segundo em comando da gangue dos Dregs, chefiada por Per Haskell. Ele sempre usa luvas e uma bengala e tem um visual bem excêntrico para um jovem de 17 anos.

Kaz comanda o Porto 5, o local que é a maior entrada de renda da cidade para as gangues, e é dono do Clube do Corvo, onde ocorrem os jogos de azar e ele consegue ganhar ainda mais dinheiro. Ele é conhecido por ter um passado sombrio e por ser ardiloso nas negociações criminosas, pois Kaz é um ladrão.

Acontece que as trapaças de Kaz chamam atenção do representante do Conselho Mercante de Ketterdam, Van Eck, e este solicita que Kaz vá em uma missão para invadir a prisão impenetrável de Fjerda para resgatar Shu, um cientista que desenvolveu uma droga poderosa chamada jurda, que amplifica o poder dos Grishas. Van Eck promete a Kaz, trinta milhões de kruges e este logo aceita.

Visando o lucro, Kaz recruta seus melhores aliados. Inej (a Espectro), uma garota com a agilidade, podendo passar despercebida e se tornar quase uma sombra. Jasper, o melhor atirador da gangue dos Dreds, braço direito de Kaz e viciado em jogos de azar. Nina, uma grisha sangradora e fugitiva, Wylan, um jovem que não sabemos muito a respeito, mas tem bastante habilidades com bombas e Matthias, um ex-caçador de Grishas, que eles encontram preso e é o único que conhece a Corte de Gelo, onde eles devem salvar o cientista. Todos eles formam o Six of Crow e cada um tem um motivo pelo qual precisa de dinheiro. Cada um possui seu arco bem definidos e aos poucos vamos conhecendo os seus segredos.

Apesar da história se passar no mesmo mundo da Trilogia Grisha, temos aqui um mundo totalmente diferente de Ravka, onde não é o poder dos Grishas que têm mais importância e o dinheiro sempre fala mais alto. Leigh Bardugo agora nos apresenta uma nova história contada em 3ª pessoa, mostrando mais uma vez o poder da sua escrita.

Com descrições impecáveis, arco dos personagens muito bem construídos, mistérios e enredo perfeitos, Six of Crows foi mais que uma surpresa para mim. O livro, com a sua mitologia única, consegue nos dar ainda mais sobre os Grishas e principalmente sobre os não Grishas!

Minha única ressalva é pelo fato dos personagens serem novos e possuírem conhecimentos bastante avançados. Gostaria que os escritores de YA pensassem em idades que correspondem mais com as habilidades que os seus personagens possuem. Não consigo imaginar o Kaz com menos de 22 anos, pois ele controla uma parte da cidade, tem uma rede ao seu comando. Não que idade seja requisito para nada, mas ainda assim não acredito que um menino de 17 anos conseguiria fazer um jogo político tão bem.

Essa história se passa anos depois da trilogia Grisha e percebe-se que o mundo sofreu muito pelos acontecimentos da série anterior. Em Ravka, escravizar um Grisha é um crime, mas Kerch não há leis que os protegem. Quem possui um Grisha, possui certo poder. Em Fjerda também existem caçadores terríveis chamados Druskelles, que condenam pessoas à morte pelos seus erros.

Posso dizer que Six of Crows é um dos melhores YA que já li e além de ser bem rico em detalhes, sua trama é de fato muito bem construída do começo ao fim. 

Sou bastante fã da Leigh Bardugo e espero ler outros universos construídos por ela.

E se gostou dessa resenha, deixa o seu comentário aqui embaixo! Vou adorar ler!

Até a próxima!

Você também pode gostar

0 Comentários