[Resenha] Donnie Darko, Richard Kelly - Um história intrigante de dar nó no cérebro
Livro: Donnie Darko
Autor: Richard Kelly
Editora: Darkside Books
Sinopse: A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo (contagem regressiva em 28:06:42:12), e pelo Dia das Bruxas, Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, diálogos reticentes entre pais e filhos, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado.
Além do roteiro original, Donnie Darko, o livro surpreende pelo conteúdo extra. A começar pelo prefácio exclusivo, assinado por Jake Gyllenhaal. O astro de sucessos como Zodíaco, Soldado Anônimo, Príncipe da Pérsia e O Segredo de Brokeback Mountain, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, até hoje é parado nas ruas por admiradores que querem saber sua opinião sobre o que realmente Richard Kelly quis contar em seu filme de estreia.
E se você também está curioso, por que não ler o que o próprio diretor e roteirista tem a dizer sobre Donnie Darko, Gretchen, Frank e companhia? Kelly concede uma robusta entrevista sobre todo seu processo de criação. Uma verdadeira aula sobre o amor ao cinema e as armadilhas da indústria do entretenimento.
Para ficar ainda mais completa, a Limited Edition da DarkSide Books – em capa dura, marcador exclusivo e aquela qualidade que qualquer leitor exigente sente gosto de exibir na estante de casa – traz uma surpresinha a mais: A Filosofia da Viagem no Tempo. Isso mesmo, uma reprodução de trechos do livro escrito por Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme. É o livro que Donnie lê para tentar desvendar o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Agora você tem a mesma oportunidade. Quem sabe não encontre finalmente as respostas que tanto procurava?
“– Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?– Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?”
O livro Donnie Darko lançado pela Darkside Books, trata-se do roteiro original do filme de mesmo nome (2001) do cineasta Richard Kelly.
O livro é composto com um prefácio que é uma entrevista com o cineasta, feita pelo Jake Gyllenhaal, o ator que interpretou o Donnie. Richard conta detalhes da sua infância, influências e processo de lançamento do filme.
A história gira em torno de Donnie, um garoto problemático que apresenta um quadro de esquizofrenia, sonambulismo e excesso de raiva. Ele tem uma vida simples e tudo muda quando conhece alguém fantasiado como um coelho gigante, chamado Frank, que anuncia o fim do mundo em 28:06:42:12.
Lógico que Donnie pensa que enlouqueceu e alguns eventos estranhos começam a acontecer em seguida: uma turbina de avião cai no quarto de Donnie e ele quase é morto. Ninguém sabe de que avião essa turbina veio. Donnie também parece ter ganhado poderes e tenta entender a profecia de Frank sobre o fim do mundo.
Acontece diversas coisas absurdas, típicas de histórias subjetivas. Acredito que Donnie Darko é um livro de interpretação individual, não dá para dizer qual a melhor, pois as interpretações têm a ver com as experiências de vida de cada leitor.
O livro também têm uma abordagem peculiar sobre a viagem no tempo. Ele fala sobre A Filosofia da Viagem no Tempo da Vovó Morte e explica a definição do Universo Tangente, que é a base para o entendimento da história.
Eu gosto muito dessa capa da Darkside, o trabalho da editora como sempre é impecável e a diagramação também não deixa a desejar.
No mais, é uma história intrigante, repleta de referências, dá um nó no cérebro e por isso eu recomendo a leitura.
Estou ficando por aqui, mas não esqueça de deixar o seu comentário.
Até a próxima!
0 Comentários