[Resenha Doramas] Dream of Chang’an | 梦回长安


Título: Dream of Chang’an | 梦回长安

Emissora: Mango TV

País: China

Ano: 2021

Sinopse: 

Na China da era da Dinastia Tang, no século IX EC, o Imperador se vê preso em uma fatal disputa pelo poder com um grupo de formidáveis eunucos que possuem enorme influência na corte. Ele decide contra-atacar ordenando a morte do líder do grupo, Qiu Shi Liang (He Sheng Ming). Mas a missão é um fiasco. Os eunucos vingam-se ordenando a morte do leal primeiro-ministro do Imperador, junto com toda a família dele. Mas suas filhas gêmeas, Cheng Ruo Yun (Zhang Yu Xi) e Qiu Yan Zhi (Xuan Syun Lou), escapam. Os eunucos agora acumulam ainda mais poderes na corte real, transformando o Imperador em um mero marionete. Mas as duas filhas do primeiro-ministro não foram descobertas – e encaminham-se para dois destinos muito diferentes…

Yan Zhi torna-se parte da família de Qiu Shi Liang e planeja em segredo sua vingança. Mas sua irmã, Ruo Yun, foi para o outro lado – juntando-se a um grupo de profissionais militares alistados pelo novo e jovem Imperador, Li Yan (Cheng Yi). O Imperador está determinado a livrar o palácio do flagelo dos eunucos de uma vez por todas, e Ruo Yun jura coloca-se à sua disposição para ajudá-lo a fazer isso – mesmo que isso signifique se colocar em perigo. À medida que se conhecem melhor, os dois começam a se apaixonar. Mas será que o Imperador ainda confiará nela após descobrir a verdadeira identidade de Yun – e a conexão dela com seu inimigo mortal?

Dream of Chang’an

Dream of Chang'an é um drama chinês de 49 episódios, também conhecido como Awakening Chang'an. Posteriormente o título foi revisado para Stand by Me devido a requisitos de censura. Com muitos atores e atrizes de Love and Redemption (em breve resenha do drama no blog) no elenco, fica difícil não assistir ao dorama.

O drama conta a história de Qi Yan (Cheng Yi), que é o imperador fantoche da Dinastia Qing controlado pelo eunuco Duque Cui, também conhecido como Qiu Zhi Liang (He Sheng Ming)

Dream of Chang’an


Mesmo preso entre uma disputa de poder, Qi Yan faz os seus planos em segredo, para retomar o controle do trono e a glória da dinastia Qing. Qiu Zhi Liang é o padrinho de Qi Yan, e possui total poder sobre a corte e a facção de eunucos. Qi Yan vive preso e vigiado com um refém, e mesmo sendo o Imperador, ele tem as mãos atadas. Acontece que já faz tempo que os Imperadores da Dinastia Qing são controlados por Eunucos e é difícil acabar com uma facção tão poderosa, que controla o exército e consequentemente o império. 

As coisas mudam para  Qi Yan quando a sua Portadora da Espada recém-nomeada Cheng Ruo Yu (Zhang Yu Xi) se junta a sua guarda. Ruo Yo é pura e inocente, e ao mesmo tempo possui grandes habilidades nas artes marciais. 

Dream of Chang’an


Do outro lado Qiu Yan Zhi (Xuan Lu) é a afilhada de Qiu Zhi Liang e lidera um  acampamento militar secreto para o padrinho. Yan Zhi é inteligente e compactua com as maldades de Qiu Zhi Liang. Yan Xiu (Li Jun Yi) é o seu guarda-costas pessoal, pois ela não pratica arte marcial devido a uma lesão no coração na primeira infância.

Dream of Chang’an


Há outros personagens importantes como:
  • Cheng Xi (tia adotiva de Ruo Yu, que a nomeou como a Portadora da espada);
  • Cheng Huai Zhi (tio adotiva de Ruo Yu e eunuco pessoal de Qi Yan);
  • O Príncipe Guang (Han Dong) que é um recluso com conhecimento medicinal, e possui bastante importância na trama;
  • O oficial da corte Li Deyun e sua astuta filha Li Zening, que tem a intenção de voltar para a Corte, pois tem um considerável poder militar que pode beneficiar Qi Yan.
  • Han Ding, guarda-costas pessoal de Qi Yan. 
  • Liu Mi Sha, a princesa estrangeira de Zhen Wu que é apoiada pelo Conselheiro Militar Han Yue

Ao longo do drama, tanto Qi Yan quanto Qiu Zhi Liang  tem os seus planos frustrados diversas vezes por uma Terceira Pessoa que se esconde e só conseguimos saber no final do drama.

Além disso, há o passado do antigo Imperador, irmão de Qi Yan, e a trama que se desenrolou na morte do Imperador e fez com que Qiu Zhi Liang fizesse de Qi Yan o sucessor para o trono. Esse passado envolve mortes de diversas famílias nobres influentes na corte. Dentre as pessoas que tiveram as suas vidas tomadas, estão Ruo Yu e Yan Zhi. No decorrer da trama vamos descobrir o papel de cada uma no passado de Qi Yan. Enquanto Yan Zhi conhece o seu passado e tem ódio de  Qi Yan, Ruo Yu está no escuro, pois tem amnésia e só se lembra do período que conheceu a sua tia e tio.

Qi Yan tem sido solitário desde que foi coroado como o sucessor do imperador anterior, mas descobre sentimentos por Cheng Ruo Yu e se apaixona profundamente por ela. Ruo Yu é totalmente leal a Qi Yan e coloca a segurança do Imperador na frente da sua.

À medida que a trama se aprofunda, Cheng Ruo Yu é frequentemente colocada contra Yan Zhi, mas ambos sentem uma conexão mais profunda uma com a outra. De inimigas, elas se tornam amigas, mesmo sem querer.

Dream of Chang’an


Uma coisa que eu gostei sobre o drama foi porque as mulheres também praticam artes marciais (lembrando que este não é um drama de fantasia e sim um drama histórico). A trama se desenvolveu muito bem, e é intrigante ver as lutas internas na corte e a disputa de poder acontecendo.

Umas das coisas que não gostei é sobre o fato de que Qi Yan era totalmente limitada em vários aspectos, mas às vezes ele conseguia sair sorrateiramente do palácio, ele era bom em artes marciais. Por mais que ele fosse Imperador, e fosse vigiado constantemente, eu não gostei do fato de ser tão impotente. Talvez faltou um pouco de heroísmo para ele na trama. De fato, a história de Qi Yan é crível, mas preferia algo mais ficcional e heroico. Por outro lado, Ruo Yu consegue compensar todo o heroísmo que o protagonista masculino não tem. Acho até que o protagonismo dela e da Yan Zhi na trama foram maiores do que o de Qi Yan.

Sobre uma das coisas que eu quero ressaltar é de como amei a OST (Trilha sonora). Principalmente porque umas das faixas principais era do Zhou Cheng.

As reviravoltas da trama me agradam bastante, apesar de algumas serem previsíveis, mas são satisfatórias de ver. Não consegui parar de assistir ao drama.

Mais uma vez um drama maravilhoso do Cheng Xi, não posso reclamar da sua atuação, confesso que me tornei muito fã dele. Atualmente estou finalizando Immortal Samsara, quero trazer resenha para vocês também.

Leia também: 


0 Comments