[Resenha/Crítica] Shadow and Bones - Sombra e Ossos - Nova Série da Netflix, adaptação da Trilogia Grisha e Six of Crows. Uma das melhores séries de fantasia da Netflix


Título:
Sombra e Ossos | Shadow and Bone

Emissora: Netflix

País: Estados Unidos

Ano: 2021

Sinopse: Baseada no livro homônimo de Leigh Bardugo, Sombra e Ossos conta a história do Reino de Ravka, que, há milênios, se encontra dividido em dois por uma tenebrosa barreira. Nesse mundo não muito diferente da Rússia imperial, vive Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma órfã que foi recrutada pelo Primeiro Exército do czar para acompanhar os Grishas, figuras mágicas responsáveis por combater as forças malignas. Para vencer a guerra contra o mal e unir seu país, a jovem vai aprender a controlar seus poderes e a confiar em si mesma.

Resenha e crítica:

Ontem, no dia 23 de Abril, a Netflix estreou a série Sombra e Ossos, adaptação dos livros da Trilogia Grisha e da Duologia Six of Crows da autora irslaelense Leigh Bardugo. Com 8 episódios, a série que prometia um prato cheio de fantasia, efeitos especiais e atuações incríveis, conseguiu cumprir todas as expectativas.

A primeira temporada de Sombra e Ossos adaptou a história do livro do mesmo nome, na história, a orfã Alina Starkov (Jessie Mei Li), que trabalha como cartógrafa no Primeiro Exército, e Maly Oretsev (Archie Renaux), seu melhor amigo e rastreador também do Primeiro Exército, foram criados em um orfanato em Keramzin. Alina e Maly deveriam ter sido testados desde criança para saber se possuíam algum poder Grisha. Utilizando a Pequena Ciência para manipular os elementos, os Grishas são o Segundo Exército de Ravka.

Maly e Alina desenvolveram uma forte amizade, e quando Maly é convocado para atravessar a terrível Dobra das Sombras - uma grande faixa de terra escura, cercada de Volcras, que são monstros voadores horrendos - Alina faz de tudo para ir com ele. 

Para atravessar a Dobra das Sombras, os Exércitos utilizam um Esquife que desliza na areia, com a ajuda do poder dos Grishas. Na travessia escura, algo dá errado e os Volcras começam a atacar, Maly é ferido e Alina que pensava ser uma garota comum, conjura o poder do Sol, chamando a atenção de todos e principalmente do Darkling (Ben Barnes), líder do Segundo Exército dos Grishas. O poder de Alina salva todos no Esquife, pois a luz repele os Volcras. 


Ao voltar para o acampamento, ela é examinada pelo Darkling, que percebe que ela tem o poder raro de Conjuradora do Sol.

Com o passar da série, percebemos que existe uma lenda que os ravkanos e até mesmo estrangeiros acreditam, sobre uma Santa que se tornaria Conjuradora do Sol e acabaria com a Dobra das Sombras.

 



Vou parar por aqui, para não dar mais spoilers. Agora vou atualizar vocês sobre o Grishaverso

O que é o Grishaverso?

Leigh Bardugo criou diversas histórias do mesmo universo, e por isso é conhecido como Grishaverso, tudo o que envolve as histórias da Trilogia Grisha, a Duologia Six of Crows e a Duologia King of Scars. Todas as histórias se passam no universo dos países como Ravka, Fjerda, Shu Han, Kerch, Novyi Zem, dentre muitos reinos criados pela autora.

Os Grishas são pessoas que utilizam a Pequena Ciência para dominar alguns elementos como o fogo, ar, água, metais, luz, escuridão e até o corpo humano. Obviamente que nem todos nas histórias são Grishas, e os Grishas são perseguidos por alguns países e até pelos próprios ravkanos por possuírem tais poderes. Em Fjerda, os Drüskelles são caçadores de Grisha e os chamam de bruxas.

 Entre os Grishas há uma hierarquia bem definida e são divididos em três ordens:

 * Etherealki, a ordem dos Conjuradores: manipulam elementos da natureza. Seu Kefta é azul.

- Hidros (Tidemakers): manipulam a agua. 

- Aeros (Squailer): manipilam a pressão do ar.

- Infernais (Inferni): manipuladores do fogo.

Temos os casos especiais:

Conjurador das Sombras (Shadow Summoner): manipula a escuridão (kefta preto).

Conjuradora do Sol (Sun Summoner): manipula a Luz.


*Corporalki, a ordem dos vivos e dos mortos: manipulam o corpo humano. Seu Kefta é vermelho.

- Sangradores (Heartrender): podem alterar o funcionamento do corpo humano, como acelerar e desacelerar os batimentos cardíacos, deixar a pessoa mais relaxada e etc.

- Curandeiros (Healer): manipulam o corpo humano para a cura.

 

*Materialki, a ordem dos fabricadores: são Grishas que controlam os elementos como metais, vidros, madeira etc. Seu kefta é roxo. 

 


- Durastes (Durasts): manipulam elementos sólidos.

-Alquimistas (Alkemi): que lidam com venenos e elementos quimicos.

 

O que é Ravka?

Ravka é um país baseado em elementos russos. O país está em guerra com diversos outros países por conta das fronteiras, principalmente com Fjerda e Shu Han.

O país também está dividido pela Dobra das Sombras em Ravka Leste e Ravka Oeste. A Ravka Oeste é onde fica a corte ravkana, e está impedida de acessar os portos, prejudicando o comércio com outros países.

Ravka é governada pelo Rei, líder do Primeiro Exército (os não Grishas), e o segundo em comando é o Darkling, Líder do Segundo Exército ( os Grishas).

A Dobra das Sombras foi criada pelo Herege Negro, um antepaçado do Darkling que também era Conjurador das Sombras. A Dobra foi criada porque o Herege Negro queria criar o seu proprio exercito, mas acabou criando a monstruosidade dos Volcras.

 


E onde entra a história de Six of Crows na série Sombra e Ossos?

A história de Six of Crows se passaria depois da trilogia Grisha. Kaz Brekker (Freddy Carter), Inej Ghafa (Amita Suman) e Jesper Fahey (Kit Young) vivem em Ketterdam, capital de Kerch, uma cidade agitada, repleta de contrabando e todo tipo de negócio ilegal. Kaz é um negociador e trapaceiro, dono do Clube do Corvo, ele tem uma equipe de elite. Inej é uma espiã, conhecida como Espectro, ela tem habilidades que faz dela quase invisível por ser tão rápida. Jesper é um atirador que tem um vício por jogos de azar. 

Na série o plot dos Corvos não segue os livros, mas eles são introduzidos de forma formidável e não dá para perder nenhuma cena dos três juntos. 

 


Nina Zenik (Danielle Galligan) e Mathias Helvar (Calahan Skogman), que mais tarde também se juntarão aos Corvos, também são introduzidos na série, com plots diferentes do livro, mas que também não deixam nada a desejar. Dos Six of Crows ficou faltando somente Wylan Van Eck, que acredito que será introduzido nas próximas temporadas.

No mais, o plot dos Corvos se encaixou bem no enredo, mostrando mais sobre as gangues e outra parte além de Ravka, acredito que acrescentou ainda mais na história de Sombra e Ossos. Se em breve a série ganhar mais temporadas, nós poderemos ver o plot da Corte de Gelo do livro Six of Crows.


Agora, falando um pouco sobre a produção, adaptação e fotografia. A série não deixou a desejar em nenhum aspecto. Além de abordar sobre guerra, gangues, tráfico de pessoas, xenofobia, traições e política, a série consegue trazer uma luz ainda mais adulta em relação aos livros. 

Foi tudo bem elaborado, desde o figurino de Ravka inspirado na Rússia do século XIX, ao figurino dos Corvos, de Kerch inspirado nas roupas de uma Amsterdã antiga, dentre outros países. 

Sombra e Ossos conta com o uso de CGI para a criação de efeitos visuais fantásticos. A Netflix se destaca mais uma vez entre as séries de fantasia, quem assistiu The Witcher sabe sobre a qualidade dos efeitos especiais da série. Os cenários da série também não deixam a desejar. Há cenários de neve, areia, castelos e o melhor de todos é o cenário da Dobra das Sombras que impressiona os fãs dos livros.

 


O nível da fotografia da série é altíssimo, combinado com o figurino, as roupas militares e os Keftas dos Grishas, é tudo o vocês precisam ver em uma série de fantasia.

Sobre os personagens, acredito que a série constrói melhor o relacionamento entre Alina e Maly, que são amigos desde a infância. Maly foi um destaque como personagem na série, pois ele é muito criticado pelos fãs do livro, eu adorei ver a interação dos Corvos com a Alina e Maly e até mesmo com o Darkling. No mais, todo o elenco entregou os personagens muito bem.



No geral, a adaptação ficou linda, entregou mais do que esperávamos e terminou com um gostinho que quero mais. Estou ansiosa para assistir as próximas temporadas, para encontrar novos personagens como Nikolai, um dos melhores personagens, na minha opnião. Quero ver mais a interação dos Corvos que também foi um grande destaque nessa temporada. Nunca vi um elenco tão certo para os personagens dos Corvos.



E é isso, assistam essa série maravilhosa e tirem as suas próprias conclusões, no mais: No mourners, no funerals! (Sem luto, sem funerais!).


0 Comments