[Dicas de Publicação] Publicação sob demanda vale a pena?

by - junho 26, 2020


A publicação por demanda é realizada por sites especializados como o Clube de Autores e Amazon KDP, dentre outros. O autor faz upload do manuscrito do livro e capa, e após um prazo estipulado, o livro aparece no catálogo do site.


A publicação é independente, pois não está vinculado a nenhuma editora, mas chamamos de publicação por demanda, e vou explicar a diferença ao longo do texto.


Nessa modalidade de publicação o autor  deve fazer os trabalhos de revisão, diagramação, produção de capa e divulgação do seu livro. O livro é impresso por unidade vendida e o cliente recebe no endereço de cadastro. 


Mas afinal, a publicação por demanda vale a pena?



Na minha opnião, não vale a pena.


Como autor independente, você pode fazer a impressão dos seus livros e escolher o lucro que quer obter. Na publicação por demanda, você faz a mesma coisa que uma gráfica pode fazer, o preço por unidade consegue ser maior e os lucros reduzidos. 

Às única vantagens são: você não precisa desembolsar dinheiro para fazer uma tiragem; não precisa fazer estoque; não se envolve na logística.


Quando você coloca os prós e os contras no papel, a publicação independente consegue ser muito mais vantajosa. Hoje há gráficas que imprimem livros a partir de 10 unidades, por um bom preço. Você não precisa desembolsar muito dinheiro para começar a vender e nem fazer grande estoque. 


O valor do livro também não sai caro para os leitores. Para mim, é horrível saber que o preço de um nacional é muito alto, isso pesa na escolha dos leitores. Muitos optam pelo internacional só por conta do preço. A publicação independente possibilita a redução do preço do nacional, coisa que a publicação por demanda não faz.


Mas se você quer tentar mesmo assim esse tipo de publicação, eu sugiro que pesquisem bem o melhor serviço e encontre o que melhor traz benefícios para você e os seus leitores.

Você também pode gostar

0 Comentários